SP Free Walking Tour: uma maneira diferente de redescobrir a cidade de São Paulo

A SP Free Walking Tour consiste em uma caminhada guiada em inglês pelos pontos principais da cidade, como a Avenida Paulista ou a Vila Madalena

Conhecer uma cidade nova é sempre sinônimo de várias fotos, passagens pelos pontos turísticos, divertir-se com a descoberta de um novo lugar. Entretanto, muitas vezes, acabamos deixando nossa própria cidade de lado. Foi pensando em uma redescoberta que a SP Free Walking Tour foi feita (além, é claro, de inserir o turista estrangeiro na capital paulista).

Foto: shutterstock
A São Paulo Free Walking Tour é um jeito inusitado e muito divertido de descobrir um pouco mais da cidade

Leia também: Volta ao mundo em São Paulo

A SP Free Walking Tour é uma caminhada feita pelos pontos turísticos de São Paulo, e é toda guiada em inglês. Atrai tanto os visitantes que vieram de outros países, quanto os próprios moradores da cidade, que acabam descobrindo várias partes da própria terra natal.

"O objetivo é oferecer um panorama histórico, turístico, cultural e local da cidade através dos nossos passeios à pé, de um jeito divertido, informativo e dinâmico", afirma Rafael Freitas, um dos responsáveis pelo projeto.

A empresa foi fundada em janeiro de 2011, sendo a pioneira no conceito de free walking tours no Brasil e em São Paulo - uma prática comum ao redor do mundo, tendo início em Berlin em 2004. "Desde o início de 2012 nossos tours foram abertos ao público, acontecendo somente em inglês. Por isso mais de 85% do nosso público é formado por estrangeiros", diz Rafael.

O responsável pelo projeto enfatiza também que eles atuam no segmento do turismo, e em todos os passeios existe a presença de um guia credenciado pelo Cadastur, como recomendado pela lei, com direito a toda a regulamentação correta para realizar tal atividade.

Leia também: Curta a folga! Destinos para o feriado próximos a São Paulo

Os três roteiros da SP Free Walking Tour

Foto: Reprodução/Instagram/spfreewalkingtour
As caminhadas pela cidade de São Paulo são guiadas completamente em inglês e não têm preço definido

São três roteiros que levam à redescoberta da cidade: Old Downtown, que passa pela parte histórica do centro de São Paulo; o roteiro Paulista Ave, que foca no centro moderno e passa pela Avenida Paulista, e Vila Madalena, cujo foco é a arte urbana e o grafite.

Todos os dias há algum passeio dividido entre esses três roteiros. Os dias específicos, horários e pontos de encontro para a realização da caminhada podem ser encontrados no site do projeto:  www.saopaulofreewalkingtour.com .

Mais de 83 mil visitantes já participaram das free walking tours. "Por mês, atendemos entre 1,2 mil e 1,7 mil turistas , entre alta e baixa temporada. É uma média de 300 a 450 turistas por semana", conta Rafael.

Leia também: 5 cidades próximas a São Paulo para aproveitar o frio do inverno

Os passeios pela cidade com a free walking tour não têm um preço definido: "Quem participa é livre para definir o valor do passeio e deixar contribuições como forma de agradecimento".