Turismo religioso no Brasil: 5 destinos para aproveitar a Semana Santa

De procissões tradicionais a encenações épicas da "Paixão de Cristo", o turismo religioso no Brasil está repleto de opções para aproveitar a Páscoa

O turismo religioso no Brasil é muito forte, com tradições regionais ao longo de todo ano, com origens nas mais variadas crenças. Mesmo assim, algumas das principais celebrações ocorrem durante a Semana Santa e o feriado de Páscoa .

Foto: shutterstock
O Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida é uma das principais atrações de turismo religioso no Brasil

Quando se fala em destinos para aproveitar o turismo religioso no Brasil durante essa época do ano, existem alguns nomes de cidades que ganham mais peso que outros. Pensando nisso, fizemos uma lista com os 5 principais destinos, bem como as celebrações que fazem deles tão especiais para os viajantes, incluindo os quatro cantos do Brasil.

5 destinos de turismo religioso no Brasil para a Semana Santa

  1. Aparecida do Norte, SP
  2. Goiás Velho, GO
  3. Missões Jesuíticas de São Miguel Arcanjo, RS
  4. Ouro Preto, MG
  5. Nova Jerusalém, PE

1. Aparecida do Norte, São Paulo

Foto: shutterstock
Na Semana Santa, o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida sedia e executa diversas missas e procissões

A cidade de Aparecida, popularmente conhecida como Aparecida do Norte, é um destino indispensável para quem vai viajar na Semana Santa , principalmente se você mora em São Paulo e não quer ir para muito longe.

Muito famosa pelas peregrinações e romarias, bem como pelo seu icônico Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, a cidade está com uma programação única para o feriado de Páscoa e a semana que leva a ele.

Ao longo dos dias, serão várias missas e procissões, com destaque para a quinta e sexta-feira. Na quinta-feira, haverá a Celebração a Caminho da Ceia do Senhor, a Missa do Crisma e a Vigília para encerrar o roteiro.

Já na sexta-feira, as cerimônias começam com a Oração das Laudes, passam pela Celebração do Sermão das Sete Palavras e terminam com a Procissão do Senhor Morto.

No sábado, será realizada a Vigília Pascal e, por fim, o domingo começa com a Missa da Procissão e Ressurreição, continuando com outras missas até o fim do dia.

2. Goiás Velho, Goiás

Foto: Reprodução/Flickr
Goiás Velho tem uma das procissões mais singulares do turismo religioso no Brasil, a 'Procissão do Fogaréu'

A cidade de Goiás Velho fica a 140 km da capital do estado, Goiânia, e é famosa pela encenação de uma perseguição ao prisioneiro, ou "Procissão do Fogaréu", uma tradição espanhola que chegou ao país ainda no Século XVIII.

Nela, homens encapuzados empunhando tochas perseguem Jesus Cristo pelas ruas da cidade ao som de tambores, trazendo um pouco mais de agito às celebrações pascais do turismo religioso no Brasil.

Fique ligado também para não perder a viagem, pois a perseguição ocorre bem no meio da Semana Santa, entre a quarta e a quinta-feira.

3. Missões Jesuíticas de São Miguel Arcanjo, Rio Grande do Sul

Foto: Rafael Sette Câmara/360meridianos
São Miguel das Missões virou sítio arqueológico e atrai turistas à procura de novas experiências de turismo religioso

Este pequeno povoado é um dos assentamentos originais dos padres Jesuítas no país, e data de 1687. As ruínas de São Miguel das Missões, como também é conhecido o local, já até viraram sítio arqueológico e Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Portanto, o passeio é ideal para quem gosta não só de turismo religioso, mas também de explorações pelo passado distante do Brasil colonial. Lá, você encontrará o Museu das Missões, onde ficam artigos de arte sacra e indígena dos Sete Povos, nome dado ao conjunto de povoados indígenas reunidos pelos colonos.

A viagem é longa, já que o destino fica a 500 km de Porto Alegre, quase na fronteira com a Argentina. A boa notícia é que, segundo Luísa Dalcin, gerente de comunicação do buscador de voos Viajala.com.br, a Azul já realiza voos até a cidade de Santo Ângelo, a cerca de 50 km de São Miguel das Missões.

4. Ouro Preto, Minas Gerais

Foto: Ane Souz/PMOP
No meio da Semana Santa, os moradores de Ouro Preto forram as ruas da cidade com serragem colorida e flores

Outro destino da lista que é de fácil acesso para os habitantes da região Sudeste do Brasil, Ouro Preto é um local icônico para a Semana Santa. A menos de duas horas de Belo Horizonte, você ainda pode fazer um roteiro englobando ambas as cidades em apenas três dias .

Mas, se quiser passar toda a semana aproveitando as tradições religiosas locais, não deve se arrepender também. Durante a Páscoa, as ruas e ladeiras da cidade são cobertas por tapetes de serragem colorida e flores, que servem de caminho para a procissão de domingo.

"Os tapetes são feitos com todo cuidado na madrugada de sábado para domingo pelos moradores da cidade e quem quer assistir o processo tem que virar a madrugada", afirma Luísa a respeito da tradição pascal.

5. Nova Jerusalém, Pernambuco

Foto: Reprodução/Flickr
A encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é uma das maiores atrações de Semana Santa em todo o país

Nova Jerusalém é a "cidade-teatro" pernambucana, que fica a cerca de 200 km da capital do estado, Recife. Este é considerado o maior teatro aberto do mundo, e visa replicar uma parte da Jerusalém onde Jesus Cristo viveu.

O local é conhecido pela celebração da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, criada por Epaminondas Mendonça. Ela reúne cerca de 500 pessoas, entre atores e figurantes, para a principal encenação da Semana Santa.

Leia também: Quer pacotes para Páscoa? Opções saem por parcelas a partir de R$107,90

Se você mora longe do estado, este destino de turismo religioso no Brasil também pode ser aproveitado num pacote com viagem para Recife de 4 dias e 3 noites da CVC - com preço por pessoa de R$ 1,6 mil e saída de São Paulo.