8 lugares perfeitos para se fazer um piquenique em São Paulo

Apesar de São Paulo ser uma verdadeira "selva de pedras", é, sim, possível sentar na grama e aproveitar uma tarde relaxante com a família ou os amigos

Seja em um domingo ou um feriado prolongado, fazer um passeio pelo parque com as crianças ou os amigos é sempre um bom remédio contra o estresse da semana. Para isso, não há opção melhor do que organizar um piquenique em um local aberto, e, apesar de São Paulo ser uma "selva de pedras", ainda há lugares amplos e cheios de verde para fazer isso.

Leia também: Conheça seis parques urbanos pelo mundo que merecem uma visita

Fazer um piquenique é ótimo para conectar-se com a natureza, apostar em uma alimentação leve e fresca e ainda se divertir de uma forma "diferentona". Se você está em São Paulo e quer aproveitar um programa assim, confira oito opções de lugares em que o passeio é mais que bem-vindo:

1. Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é um dos mais conhecidos em São Paulo e é ótimo para fazer um piquenique pelo lago
Foto: shutterstock
O Parque do Ibirapuera é um dos mais conhecidos em São Paulo e é ótimo para fazer um piquenique pelo lago


Quando se fala em parques de São Paulo, o primeiro que costuma vir à mente é o Parque do Ibirapuera, um dos cartões postais da cidade. O parque, que é um dos maiores da cidade, e é o lugar certo para relaxar e fazer um lanchinho da tarde nas áreas verdes, às margens do lago ou nas mesinhas de madeira. Com 158 hectares, o local conta ainda com atrações como o Planetário e o Museu de Arte Moderna.

2. Parque Villa-Lobos

Foto: shutterstock
O Parque Villa-Lobos é ótimo para passear, dar uma corrida, andar de bicicleta ou patins e também assistir o pôr do Sol


Localizado na região do Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos oferece espaço para diversas atividades, como andar de bicicleta ou patins (ambos com a possibilidade de aluguel no local), praticar esportes em quadras e pistas de skate e, é claro, fazer um piquenique. O lugar também é conhecido por ter uma ótima vista para o pôr do Sol, tornando-se uma ótima opção para quem quer fazer um piquenique a dois.

3. Parque da Aclimação

Foto: Reprodução/Instagram/jeffcostaphoto
O Parque da Aclimação tem 112 mil metros quadrados perfeitos para quem quer estender a canga e fazer um piquenique


O Parque da Aclimação, com seus 112 mil metros quadrados de área verde e pista de cooper de 5 km ao redor de lago, pode ser o lugar certo para reunir a família, os amigos e comidinhas. Ele também conta com um jardim japonês, aparelhos de ginástica, parques infantis e campos de futebol, vôlei e basquete.

4. Parque do Carmo

Foto: Reprodução/Instagram/danny_baglivo
O Parque do Carmo é conhecido por suas árvores poéticas, um bom lugar para fazer um piquenique com o 'crush'


Conhecido por suas lindas árvores e cerejeiras, o Parque do Carmo pode ser uma opção mais "poética" para aproveitar a tarde. Além dos campos verdes, existem pistas de atletismo, trilhas ecológicas e um museu de ecologia.

Leia também: Nove lugares em São Paulo que os paulistanos precisam turistar

5. Parque da Água Branca

Foto: Reprodução/Instagram/atelierhibabymdesign
O Parque Água Branca tem várias áreas verdes deslumbrantes e um lago para compor o cenário do seu piquenique


O Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital, é um espaço verde charmoso e com um lago. Além da beleza, ele disponibiliza mesas de madeira para fazer piqueniques, muito usadas pelos moradores do bairro.

6. Jardim Botânico

Foto: Reprodução/Instagram/ta.porai
Entre estufas e plantas bem cuidadas, o Jardim Botânico é um lugar ótimo para comer comidinhas no gramado


O Jardim Botânico é um dos lugares alternativos e diferentes para um lanchinho em São Paulo. O contato com a natureza e a tranquilidade do local o tornam uma ótima para desestressar em meio a flores e arbustos. Lá, também é possível encontrar o Museu Botânico, uma estufa e lanchonetes.

7. CCSP

Foto: Reprodução/Instagram/gabrieldiogof
Apesar da programação cultural, o CCSP tem um jardim suspenso, onde é possível sentar na grama, com uma vista linda


O CCSP (Centro Cultural de São Paulo) é um lugar utilizado principalmente para atividades culturais e exposições, mas nada impede de fazer piqueniques. Visite o jardim na cobertura, estenda a toalha e aprecie a vista da Avenida 23 de Maio. A entrada é gratuita.

Leia também: Confira opções de passeios culturais para fazer com a família

8. Museu da Imigração

Foto: Reprodução/Instagram/drifors
O Museu da Imigração é histórico e oferece um jardim enorme para você fazer um piquenique na sombrinha das árvores


O Museu da Imigração tem como objetivo preservar a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes. Seu jardim tem quase três mil metros quadrados, com várias espécies de árvores e plantas, além de infraestrutura para quem quer fazer um piquenique .