5 ilhas no Sul do Brasil para apreciar a natureza

Apesar de ser a menor região do Brasil, o Sul tem muitas ilhas paradisíacas que conquistam pela beleza natural; veja cinco

Com apenas três estados, a região Sul é a menor do país. Mas ainda assim, ela tem muito o que oferecer para os turistas que vão para lá, como sua bela paisagem natural. As ilhas da região são ideais para conhecer a natureza e apreciar locais que ainda preservam a terra nativa da região. 

Leia também: Cinco ilhotas que valem a pena ser visitadas no Sudeste do Brasil 

Confira cinco ilhas que ficam na Região Sul do Brasil:

1. Ilha do Mel

A Ilha do Mel é uma das ilhas mais famosas da região
Foto: shutterstock
A Ilha do Mel é uma das ilhas mais famosas da região

A Ilha do Mel é uma das mais famosas da região e fica localizada no Paraná. Mas, para evitar a degradação do local, a ilha tem acesso limitado e recebe até cinco mil pessoas por dia. Do outro lado da ilha fica localizado o Farol das Conchas, um ponto turístico que vale a pena ser visitado pelo visual deslumbrante. Para chegar ao local, é preciso subir uma grande escadaria.

2. Ilha de Santa Catarina

Foto: shutterstock
A Praia de Joaquina fica localizada na Ilha de Santa Catarina

A Ilha de Santa Catarina fica localizada em Florianópolis, capital do Estado. Ela é a maior da região Sul e junto com as ilhotas das redondezas, oferece praias para todo tipo de público, das mais badaladas às mais tranquilas.

Leia também: Ilhotas no Norte do Brasil são destinos tranquilos; conheça cinco

3. Ilha dos Marinheiros

Foto: shutterstock
A Ilha dos Marinheiros é famosa por suas terras férteis

Considerada um dos patrimônios da cidade de Rio Grande, a Ilha dos Marinheiros é a maior e a mais fértil ilha da Laguna dos Patos. Com muita influência da cultura portuguesa, a ilha é conhecida por suas plantações e pela jurupinga, uma bebida a base de uva típica da região.

4. Ilha do Campeche

Foto: shutterstock
A Ilha do Campeche fica localizada em frente à praia do Campeche

Localizada em frente à Praia do Campeche, a Ilha do Campeche possui um rico ecossistema com uma parcela do patrimônio arqueológico do Estado de Santa Catarina. A vegetação nativa também é um grande destaque da ilha, que foi tombada para preservação de seus recursos naturais.

Leia também: Escolha a ilha perfeita para conhecer no Caribe

5. Ilha Moleques do Sul

Foto: Reprodução/digiforum
A Ilha Moleques do Sul só pode ser visitada por pesquisadores

Ao contrário das outras ilhas, a Ilha Moleques do Sul é aberta apenas para pesquisadores e é contornada por grandes paredões rochosos. O local não tem praia, enseada ou portos naturais. A ilha é famosa por abrigar um tipo raro de mamíferos roedor, o Préa Cavia Intermedia .