5 destinos nacionais que você precisa conhecer durante o inverno

A estação mais fria do ano está aí e alguns lugares oferecem inúmeras atrações ideias para relaxar, se aventurar e apreciar boa gastronomia

O inverno começou em junho e arrasta até setembro, e enquanto a estação mais florida do ano não chega, você pode aproveitar o friozinho para conhecer lugares espalhados pelo Brasil que se destacam nessa época do ano.

Leia também: 5 cidades próximas a São Paulo para aproveitar o frio do inverno

Saiba quais são os melhores destinos para visitar no inverno
Foto: shutterstock
Saiba quais são os melhores destinos para visitar no inverno


Veja quais são as cinco sugestões de destinos nacionais ideais para se conhecer no inverno . As opções oferecem variedade de lazer para quem busca descanso, aventura e saborear comidas típicas de primeira.

1. Visconde de Mauá (RJ)

Se você é daqueles viajantes que ama estar em contato com a natureza, deve escolher esse destino. Segundo a ViajaNet, no passado, a região atraiu imigrantes suíços, alemães, austríacos e portugueses e toda essa miscigenação só agregou para o local.

Foto: Divulgação
Visconde de Mauá reúne natureza e roteiros de aventura

Cachoeiras, rios cristalinos e bosques de araucárias são ambientes perfeitos para relaxar. Já os aventureiros podem praticar esportes radicais como voo livre, canoagem, trilhas e mountain bike. A gastronomia é marcada pelo gostinho de comida caseira e o ingrediente que se destaca é o pinhão.

2. Curitiba (PR)

Foto: Divulgação
O Ópera de Arame é uma das grandes atrações de Curitiba


Os turistas mais agitados vão adorar passar um tempo na capital do Paraná. A cidade tem atrações durante o dia e também à noite. O viajante pode conhecer pontos turísticos, como a famosa Ópera de Arame, a Rua das Flores, primeiro calçadão do Brasil, e a Rua 24 Horas, que conta com variedade lojas, restaurante e opções de lazer. No mês de julho, o visitante também pode aproveitar a 5ª edição do Festival de Inverno.

Leia também: 10 razões para curtir a praia na estação mais fria do ano

3. Campos do Jordão (SP)

Com uma arquitetura bem típica ao estilo europeu, a cidade é um dos destinos que mais atrai turistas nessa época do ano. A gastronomia, sem dúvidas, é um dos grandes destaques, sendo um local ideal para apreciar um fondue ou um chocolate quente.

Foto: Deni Williams/Flickr
A cidade é uma das melhores opções para curtir o frio


As atrações turísticas mais procuradas são: a Pedra do Baú, o Parque Horto Florestal e o Pico do Itapeva. De acordo com a ViajaNet, durante a estação é possível encontrar atrações especiais, como um festival com a participação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

4. Guaramiranga (CE)

O Nordeste brasileiro é popularmente conhecido pelas belas praias disputadas no verão, mas como essa opção fica na região serrada, ela é ótima para ser visitada no frio. A rica fauna e as construções históricas costumam encantar os turistas que vão para essa cidade do Ceará.

Foto: Divulgação/ViajaNet
Guaramiranga, no Ceará, é opção no Nordeste para quem não busca praias


Guaramiranga está na Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité. São muitas as opções de passeio e entre as que se destacam estão: o Pico Alto, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Parque das Trilhas, Parque Handara e o Mosteiro dos Jesuítas.

5. Gonçalves (MG)

Considerada a Pérola da Mantiqueira, o destino conta com cachoeiras de águas cristalinas, rios e picos com 2.100 metros de altitude. O local é de tirar o fôlego! Você pode se aventurar em trilhas a pé ou em veículos 4x4, arriscar subir em pedras, fazer passeios a cavalo ou nadar em belas cachoeiras.

Foto: Divulgação
Em Gonçalves, um dos grandes destaques são as belezas naturais


Leia também: Vai para a Europa no frio? Confira 6 dificuldades que você deve encarar

Se você quiser curtir as paisagens, o indicado é visitar Pedra do Forno, Pedra Bonita, Pedra Chanfrada, do Cruzeiro e do Barnabé. A culinária é especializada nas delícias mineiras, perfeitas para serem degustadas no inverno.