Parques, museus e boa gastronomia: saiba o que fazer em Curitiba, no Paraná

A cidade possui clima ameno, belos parques com entrada gratuita, rua com diversas opções de restaurantes e linha de ônibus turística

Que tal conhecer uma cidade que possui diversas peculiaridades e atrações durante todo o ano? Curitiba , a capital do Paraná, é um destino que pode ser visitado de carro partindo de diversos estados brasileiros. A cidade possui muitos pontos turísticos que agradam os diversos tipos de turistas. Quem não é fã de calor vai adorar conhecer a cidade, já que possui um clima mais ameno, inclusive no verão.

Saiba como aproveitar a viagem em Curitiba, no Paraná
Foto: Getty Images
Saiba como aproveitar a viagem em Curitiba, no Paraná


Para facilitar para os visitantes, a capital do Paraná possui a Linha Turismo, um ônibus que passa pelos diversos pontos turísticos de toda a cidade. Essa linha funciona de terça a domingo, das 9h às 17h30, e o ponto de partida é na Praça Tiradentes. Nos períodos de férias, em julho e de dezembro a janeiro, a linha funciona todos os dias.

Veja lugares para conhecer na cidade: 

Ópera de Arame

Foto: Divulgação
Ópera de Arame é indicado para quem gosta de ter contato com a natureza


Um dos locais mais visitados de Curitiba é o Ópera de Arame , inaugurado em 1992. O local faz parte do Parque das Pedreiras e da Pedreira Paulo Leminski. Possui uma vegetação típica, cascatas e é cercado lagos. Ideal para as pessoas que adoram natureza.  

Museu Oscar Niemeyer

Foto: Divulgação
Museu Oscar Niemeyer recebeu o apelido de 'Museu do Olho'


Os fãs de passeios culturais podem conhecer o Museu Oscar Niemeyer , também conhecido como MON. Ele está na lista dos maiores da América Latina e possui um acervo com mais de 2.200 obras de famosos artistas nacionais e internacionais. O local foi arquitetado por Oscar Niemeyer e recebeu o apelido de “Museu do Olho”.

Jardim Botânico

Foto: Divulgação
Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais populares de Curitiba


O que chama muita atenção na cidade paranaense são os belos parques. Entre os mais conhecidos está o Jardim Botânico, que é inspirado nos jardins franceses. No local, há uma estufa com muitas flores e plantas nativas. É um ambiente ótimo para relaxar, fazer um piquenique e respirar ar puro.

Parque Barigui

Quem gosta de praticar esportes ao ar livre vai adorar conhecer o Parque Barigui . O local conta com uma grande área verde e um centro de convenções. Para fazer as refeições, você não precisa sair do parque, já que lá possui opções de bares e restaurantes.

Onde ficar e o que comer em Curitiba

Parque Tanguá

Para admirar o pôr-do-sol, que é considerado por muitos como o mais bonito de Curitiba, basta ir ao Parque Tanguá . No local, há duas pedreiras unidas por um túnel que você pode atravessar andando por uma passarela que fica sobre a água.

Rua 24 Horas  

Foto: Divulgação/Priscilla Fiedler
Rua 24 Horas é considerada polo gastronômico


Agora se busca mais agito, o ideal é visitar o cento da cidade. Na Rua 24 Horas , por exemplo, você vai encontrar uma grande variedade de restaurantes que se tornou uma atração típica de Curitiba. Inclusive, esse endereço já é considerado um polo gastronômico.

5 passeios bate e volta saindo de Curitiba

“Aqui é como se fosse uma praça de alimentação a céu aberto em um dos marcos da capital do Panará. As pessoas podem transitar, se reunir e trazer a família para conhecer e se alimentar”, diz Luiz Felipe Nodari, presidente da Associação de Lojistas da rua.