Guia rápido do Rio de Janeiro

Confira um guia rápido do Rio de Janeiro e saiba tudo o que você precisa antes de viajar para a Cidade Maravilhosa

O Rio de Janeiro  continua lindo! E é com o título de “cidade maravilhosa” que o destino recebe milhares de turistas todos os anos. Localizado na região sudeste do Brasil, o Rio marca presença nos cartões-postais do país, e os motivos não são poucos. Cerca de 30 quilômetros de orla fazem do lugar um verdadeiro paraíso tropical.

Mas a cidade não se resume às belíssimas praias. O Rio também reserva atrações históricas incríveis, uma vida noturna fantástica e muita cultura. Para você aproveitar tudo o que esse destino tem a oferecer, o Hotel Urbano  preparou o guia rápido do Rio de Janeiro . Confira:

Principais pontos turísticos da cidade

Bem no alto do Morro do Corcovado , a mais de 700 metros de altitude, está o ponto turístico mais procurado do Rio de Janeiro: o Cristo Redentor . O monumento é símbolo carioca e foi nomeado uma das sete maravilhas do mundo. Com uma vista privilegiada, o Pão de Açúcar também é uma atração muito visitada e marca presença nos cartões-postais da cidade. Para chegar até lá, um charmoso passeio de bondinho te espera.

Bondinho do Pão de Açúcar está entre os pontos turísticos do Rio de Janeiro
Foto: shutterstock
Bondinho do Pão de Açúcar está entre os pontos turísticos do Rio de Janeiro


O Maracanã é mais uma parada obrigatória de quem visita a cidade maravilhosa. É ele que mantem viva a paixão pelo futebol. Além de ser palco de inúmeros shows e festas de grande porte, o “Maraca” é o maior estádio do Brasil e já sediou campeonatos lendários. A atração é tão procurada que, para suprir a demanda dos turistas, fica aberta à visitação até nos dias em que não acontecem jogos.

Já o Jardim Botânico é famoso por suas palmeiras imponentes e abriga mais de 50 hectares de puro verde. Estique o passeio para conhecer o Palacete do Parque Lage com direito a piquenique nos enormes jardins que envolvem a construção.

Imperdível também é apreciar a paisagem espetacular da Vista Chinesa e conhecer a recém reformada Praça Mauá . A Zona Portuária reserva diversos atrativos, como o famoso Museu do Amanhã . Mas fica a dica: compre o ingresso com antecedência, pois o local costuma lotar nos finais de semana. Outro passeio incrível na Praça Mauá é o AquaRio, o maior aquário da América do Sul, que chega a abrigar mais de 350 espécies diferentes de animais marinhos.

A Lagoa Rodrigo de Freitas , por sua vez, é palco de campeonatos de remo e oferece passeios de pedalinho, além de contar com o Parque Tom Jobim, que possui uma extensa área de lazer. Mas se você curte adrenalina, o caminho é rumo ao topo da Pedra da Gávea . Com mais de 800 metros de altura, o pico é perfeito para saltos de asa delta.

Quem é fã de folia não pode deixar de conhecer o Sambódromo da Marquês de Sapucaí , que é palco de verdadeiros espetáculos. Afinal, é impossível pensar em Rio de Janeiro e não lembrar do carnaval carioca. Você vai se apaixonar pelos desfiles da Passarela do Samba. A energia dos carros alegóricos não vão te deixar ficar parado.

Praias do Rio de Janeiro

Foto: shutterstock
Rio de Janeiro conta com belas praias e muitas atrações

Vale começar a conhecer as praias do Rio de Janeiro por Copacabana , que é famosa no mundo todo. Carinhosamente apelidada de "Princesinha do Mar", a praia é palco de competições de alto nível, como os Jogos Olímpicos de 2016 e ainda promete animadas festas de ano novo com direito a uma queima de fogos de iluminar os céus. Depois de um banho refrescante de água salgada, vale esticar até a Praia de Ipanema, uma das mais concorridas durante o carnaval. Com o Morro dos Dois Irmãos como plano de fundo e vendedores ambulantes de um mate caseiro bem gelado, a praia é o ponto de encontro dos jovens.

Se você está em busca de privacidade, a Joatinga é o lugar perfeito. A praia fica escondida em um condomínio fechado na Estrada do Joá e é cercada por paredões rochosos que proporcionam uma vista de tirar o fôlego. Outra opção para fugir do tumulto é Grumari. Com final fraco de celular, a praia é garantia de um bom descanso. Apesar da pouca infraestrutura, Grumari conta com alguns quiosques para que você possa saborear uma deliciosa água de coco, enquanto relaxa nesse paraíso de águas calmas.

Já quem curte pegar uma onda, deve seguir para a Prainha ou para o Arpoador , que são os points dos surfistas. A primeira fica intocada no bairro do Recreio dos Bandeiras e faz parte da Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca. A segunda é um dos lugares mais requisitados para apreciar verdadeiros espetáculos da mãe-natureza. É lá que todos se reúnem para aplaudir o maravilhoso pôr do sol à beira-mar.

Cachoeiras pouco exploradas

Foto: Flickr/Rodrigo Soldon
Há dezenas de cachoeiras no Rio de Janeiro

A praia está longe de ser a única opção para se refrescar na cidade maravilhosa. Poucos sabem, mas existem dezenas de cachoeiras encantadoras espalhadas pelo Rio de Janeiro. Se você curte um banho de água doce, deve conhecer o Parque Nacional da Tijuca . Lá você encontra diversas opções. A Cachoeira das Almas e a Cascata Diamantina são ótimas, mas não se esqueça: vá preparado para encarar as trilhas! O Horto, que fica próximo ao Jardim Botânico, também é um rico em quedas d’água. A Cachoeira dos Primatas e a do Chuveiro são as mais conhecidas do local. Na Zona Oeste, os aplausos vão para Cachoeira do Camorim, no Parque da Pedra Branca, que forma piscinas naturais aos pés dos banhistas.

Famosa noite carioca

Foto: shutterstock
Divirta-se na noite carioca

Referência em vida noturna na cidade, a Lapa é garantia de diversão para todos os tipos de público. O bairro é, sem dúvida, um dos melhores lugares para curtir uma noite animada no Rio de Janeiro. A Fundição Progresso, por exemplo, édas mais importantes casas de shows da cidade. Com capacidade para 2.500 pessoas, o Circo Voador também é palco de apresentações diversas. Sua localização estratégica ainda permite que os turistas admirem os famosos Arcos da Lapa. O bairro também é repleto de bares que ficam lotados nos finais de semana.

Mas não é só da Lapa que vive a noite carioca. São várias opções de bares, boates, shows e festas espalhadas pela cidade maravilhosa. Na Zona Portuária, as festas mais badaladas ocupam os armazéns. Em Botafogo, o aglomerado de bares da Cobal e da Rua da Bambina fazem sucesso. Na Gávea, a concentração é no Baixo Gávea (BG). O complexo atrai milhares de jovens até durante a semana, especialmente aos domingos e quintas-feiras. Na Barra da Tijuca, a noite começa nos bares da Rua Olegário Maciel e termina nas boates da Avenida Armando Lombardi. Mas, as atrações não param por aí, a noite no Rio de Janeiro reserva milhares de opções.