Tamanho do texto

Carnaval carioca é democrático, tem festa no sambódromo e nas ruas. Veja lista de motivos e prepare as malas para curtir a folia no Rio de Janeiro

A contagem regressiva para o carnaval  já começou, mas com tantos destinos fica difícil escolher onde celebrar a melhor época do ano. Para os fãs de folia, a decisão é ainda mais complicada. Por isso, o Hotel Urbano  separou 5 motivos para curtir o carnaval no Rio de Janeiro . Assim você fica sabendo de tudo que a cidade maravilhosa tem a oferecer e aproveita o feriado do melhor jeito. Confira:

Carnaval no Rio de Janeiro tem desfiles de escola de samba e muito mais
shutterstock
Carnaval no Rio de Janeiro tem desfiles de escola de samba e muito mais


1) O carnaval do Rio é o maior do mundo

Não é à toa que o Rio de Janeiro  é considerado a capital mundial do carnaval. A festa atrai cerca de um milhão de turistas para a cidade todos os anos e é a mais popular do Brasil. Com desfiles fantásticos, blocos animados e bailes lindíssimos, o carnaval carioca foi eleito o maior do mundo pelo Guinness World Records.

2) O carnaval carioca é para todos

O carnaval no Rio é democrático em todos os sentidos. Qualquer um pode se unir à folia nas ruas. A cidade preza pelo divertimento das pessoas e, por isso, decretou proibida venda de abadás ou a restrição de áreas nos blocos. O objetivo é garantir que a festa de rua permaneça gratuita para quem quiser participar.

3) Os blocos enchem as ruas da cidade

Blocos de rua atraem milhares de foliões no Rio de Janeiro
Flickr/Rodrigo Soldon
Blocos de rua atraem milhares de foliões no Rio de Janeiro


A folia carioca não se resume a quatro dias de feriado e nem aos glamourosos desfiles na Sapucaí. O carnaval de 2017 começa oficialmente na terça-feira, dia 28 de fevereiro. Porém, duas semanas antes, mais de 400 blocos ocupam as ruas da cidade maravilhosa com o som da bateria no talo.

O Bola Preta é o mais antigo do Rio e começa por volta das 8 horas da manhã. O bloco percorre o centro da cidade e sempre traz novidades. Neste ano, por exemplo, o Bola Preta contou com a presença da MC Ludmilla. Simpatia É Quase Amor, Banda de Ipanema, Sovaco de Cristo e o Monobloco são outros famosos.

4) Os desfiles das escolas de samba são incríveis

O Sambódromo da Marquês de Sapucaí foi inaugurado em 1984 e é palco dos maiores desfiles de carnaval do Rio. Chamado de Passarela do Samba, oprojeto de Oscar Niemeyer é internacionalmente conhecido pela experiência única que proporciona. Com as famosas rainhas de bateria, fantasias criativas e carros alegóricos, o espetáculo impressiona turistas de todas as partes do mundo. As escolas se preparam para a competição durante o ano inteiro e prometem apresentações temáticas surpreendentes. Em 2016, o abre-alas com jatos de água e a homenagem à Bethânia fizeram da Mangueira campeã. Pela 18ª vez, a escola levou o título de melhor do desfile. 

5) A folia é tradição no Rio de Janeiro

O carnaval está na alma dos cariocas, a folia é a essência do Rio de Janeiro. A festa acontece desde o período colonial, quando os portugueses trouxeram a folia para a cidade. A primeira escola de samba do Brasil foi fundada no Rio e os bailes começaram em 1840.