Tamanho do texto

A lista conta as principais capitais do país e dicas de passios culturais, históricos e para quem curte ter contato com a natureza

A meia-noite deste domingo (16), os estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País precisam adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão sempre divide opiniões: há quem ame e também há quem deteste. Gostando ou não, o novo horário vai até o dia 19 de fevereiro. Se você ainda está preparado psicologicamente para a mudança, que tal viajar para uma cidade em que o horário não seja alterado?

Horário de verão irrita muito gente e viagem pode ajudar a fugir da mudança
Pinterest
Horário de verão irrita muito gente e viagem pode ajudar a fugir da mudança


37 destinos brasileiros com o melhor custo-benefício para visitar

O intuito do horário de verão é economizar energia. Segundo o Governo Federal, essa medida deverá resultar em uma economia de R$ 147,5 milhões. O bolso pode agradecer, mas o relógio biológico costuma demorar a se habituar à mudança e é comum as pessoas ficarem de mau humor e irritadas por causa disso.

Para não ter estresse e nem estragar o final de semana, confira as dicas de cidades que o Guichê Virtual separou para você fugir do horário de horário e aproveitar os dias de descanso.

Maceió (AL)

Praia de Pajuçara é famosa por suas piscinas naturais
Arq Setur/Luiz Eduardo Vaz
Praia de Pajuçara é famosa por suas piscinas naturais


O lugar que é considerado por muitos como o Caribe brasileiro merece estar na lista de lugares para dar aquela escapadinha, né? As Piscinas Naturais de Pajuçara e Paripueira possuem águas cristalinas e vão fazer você esquecer do tempo. Os turistas também podem explorar lugares culturais como o Museu Pierre Chalita e o Palácio Floriano Peixoto.

Recife (PE)

Praias, museus e restaurantes são boas opções para quem visita Recife
Flickr/ Márcio Cabral de Moura
Praias, museus e restaurantes são boas opções para quem visita Recife


A antiga capital brasileira é cheia de história. Os visitantes podem conhecer o Museu do Estado de Pernambuco e a Praça da República. A culinária é outro ponto forte do local: são diversas as opções de restaurantes, já que a cidade é o terceiro maior polo gastronômico do País.

O essencial de Recife

Belém (PA)

Belém é a segunda maior cidade visitada da Amazônia
Getty Images
Belém é a segunda maior cidade visitada da Amazônia


A capital paraense é a segunda cidade mais visitada da Amazônia e conta com muitos pontos turísticos . Uma indicação é visitar o Complexo Ver-o-Peso, que abrange a Feira do Açaí, a Praça do Relógio, Praça do Pescador, Praça dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal. A região também possui uma das 7 Maravilhas do Brasil, o Theatro da Paz, que foi inaugurado em 1878.

João Pessoa (PB)

João Pessoa é um dos melhores lugares para curtir a aposentadoria
Pinterest
João Pessoa é um dos melhores lugares para curtir a aposentadoria


A cidade é uma das melhores no mundo para viver na aposentadoria, segundo a organização Living. Passeios históricos não faltam na região. Você pode visitar, por exemplo, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, que é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Também é possível realizar passeios para ficar perto da natureza, como a Praia de Tambaba.

Porto Velho (RO)

Porto Velho possui opções de passeios culturais e históricos
Pinterest
Porto Velho possui opções de passeios culturais e históricos


A capital de Rondônia é um lugar para quem curte uma cidade menos badalada. A cidade possui atrações históricas que agradam muitos os turistas como a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus e a igreja de Santo Antônio do rio Madeira. Dentre as opções de passeios culturais estão: Casa da Cultura Ivan Marrocos, o Museu Ferroviário e o Museu Internacional do Presépio.

Os 11 melhores lugares para você viajar pelo Brasil

Agora é só escolher o destino favorito para aproveitar o final de semana ou as férias e fugir do horário de verão.