É provavel que conhecer o Pão de Açúcar esteja em seu roteiro de viagem para o Rio de Janeiro . O meio tradicional de visitar este ponto turístico é com o bondinho. Mas você pode ir além e incluir um pouco de aventura em seu passeio. 

undefined
Divulgação
Pão de Açucar é um ponto turístico tradicional do Rio e pode ser conhecido de diversas maneiras



Saiba o que fazer no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos

O local, além de ponto turístico , é uma excelente opção para quem é fã de escalada . O montanhista Felipe Camargo dá dicas de como aproveitar essa modalidade e curtir uma vista maravilhosa por outros ângulos. 

O primeiro passo é procurar um guia, comenta Felipe. Há diversas empresas certificadas no Rio de Janeiro que fazem esse trabalho no Pão de Açucar e no Morro da Urca. 

Para aproveitar a aventura, saia cedo de casa - bem cedo. Segundo Felipe, vale a pena começar a parte da caminhada ainda antes do amanhecer para atingir a parte da escalada de fato, quando será exigido mais do corpo, antes do sol estar muito forte. "E se algum imprevisto acontecer, ainda tem muitas horas de luz pela frente!”, completa o montanhista. 

undefined
WIKIPEDIA/COMMONS
Pão de Açúcar está na lista dos pontos turísticos do Rio de Janeiro


O ponto turístico pode ser escalado por várias faces e, dependendo o percurso escolhido, maior ou menor a dificuldade. Se você é iniciante e não tem nenhuma experiência em montanhismo , tente o Costão do Pão de Açúcar . A subida é longa, mas conta mais com uma caminhada do que com a escalada propriamente dita. E para a parte mais íngreme, guias ajudam com todo o equipamento de segurança necessário. 

Felipe indica, também para quem está começando, a Via dos Italianos. Ele diz que o percurso é fácil e acessível e ainda termina com uma vista deslumbrante. Para os mais experientes, a Via do Totem oferece mais desafios aos escaladores. 

10 passeios bate e volta saindo do Rio

Se só sobrou o período da tarde para aventura no ponto turístico, o montanhista também dá sugestões. Ele indica a prática de boulders , uma escalada em rochas feita livremente, sem equipamentos de segurança. Também há vias mais curtas ao pé do Pão de Açúcar, em torno da pista Claudio Coutinho. 

E depois de todo o esforço da escalada, aproveite o que sobrou de seu dia nos arredores do ponto turístico. O local conta com bares com petiscos deliciosos e boa cerveja. Ótima pedida para fechar o dia com os amigos. 


    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários