Dicas para preservar bagagem e não ser alvo de traficantes

Os traficantes internacionais podem estar de olho em você, então todo cuidado é pouco!

Brasileiras presas no exterior

Um casal de duas mulheres brasileiras, Kátyna Baía e Jeanne Paollini, foram detidas na Alemanha por suposto envolvimento em tráfico internacional de drogas durante uma viagem de férias. As malas delas foram trocadas por traficantes em São Paulo.

Reprodução/Fantástico

Medo

O caso gerou uma preocupação profunda nos turistas que fazem viagens internacionais e levantou uma questão importante: "Como preservar as bagagens e garantir que não serei vítima dos traficantes?" Renata Guedes Batista, fundadora da agência Single Trips, que incentiva viagens solo, dá algumas dicas fundamentais para quem quer estar muito seguro.

shutterstock

1. Use a câmera do celular

A primeira dica é filmar a sua mala tanto por dentro, quanto por fora e também no momento em que ela estiver sendo despachada. Registre todos os ângulos. Essa dica ajuda você a enfrentar um problema grave como o das brasileiras, mas também para que consiga um reembolso compatível com o que tinha dentro dela, caso a sua mala seja extraviada.

2. Use cadeado

Mesmo se a sua mala for aberta pela Polícia Federal, caso eles julguem que há algo suspeito no momento do raio-X, a bagagem virá com um aviso de que foi aberta.

Getty Images

3. Use uma Airtag

O Airtag é um localizador eletrônico que pode ser colocado na mala e que permite ao dono rastreá-la. O inconveniente neste caso é que o dispositivo é apenas compatível com os celulares Apple e não é gratuito. No site da empresa, o dispositivo custa R$ 369.

Ricardo Syozi

4. Se possível, viaje apenas com a mala de mão

Esse é um tremendo desafio, principalmente para as mulheres, mas se o período da viagem for curto e o destino for de verão, talvez seja um caminho interessante. Você viajará mais leve e com mais segurança.

Thinkstock/Getty Images

5. Customize a sua bagagem

Você também pode investir em uma mala chamativa e “diferentona” mesmo, porque dessa forma será mais difícil alguém encontrar uma bagagem similar, como foi o que aconteceu com as brasileiras na Alemanha.

shutterstock

O iG Turismo no Instagram!

Se você ainda não segue a gente no Instagram, chegou a hora de fazer isso e ficar por dentro das promoções, dicas de viagem, roteiros e notícias sobre o universo do Turismo!