Dia Internacional da Mulher: 10 países para elas viajarem sozinhas

Mulher viajando sozinha...

A segurança é sempre um dos principais pontos a serem considerados quando decidimos o destino da próxima viagem, principalmente quando é uma mulher viajando sozinha. Uma pesquisa realizada pela Booking.com, em 2019, revelou que 17% das mulheres latino-americanas temem fazer viagens sozinhas. Além disso, 38% das entrevistadas nunca fizeram esse tipo de roteiro e 16% nem pensam na possibilidade. A Nomad, fintech que oferece conta e investimentos em dólar para brasileiros, listou os 10 destinos mais seguros para mulheres viajarem para fora do Brasil.

Pexels

Embasamento da lista

A lista foi feita com base em um ranking desenvolvido pelo Women’s Danger Index. O índice reúne dados de diversas fontes internacionais e tem como intuito ajudar mulheres a identificarem quais são os melhores e os piores países para viagens solo; confira os países:

Pexels

10. Reino Unido

A terra do Rei Charles tem apelo histórico, musical e cinematográfico, aliados a uma grande oferta de atividades para os viajantes. No ranking, o Reino Unido se destaca por ter boas notas em relação à desigualdade de gênero, baixos níveis de violência contra e de homicídio intencional contra as mulheres. É o sétimo destino preferido dos brasileiros que viajam com a Nomad e sua moeda oficial é a libra esterlina.

iStock

9. Polônia

Ainda na Europa, em nono lugar temos a Polônia. Os indicadores apontaram que o país não registra altos números de violência ou feminicídio por parceiros ou não parceiros. Mas, antes de comprar as passagens, saiba que o destino esconde umas ciladas. As dicas estão no link abaixo:

Divulgação/Booking.com

8. Canadá

Saindo um pouco do continente europeu, o oitavo lugar do ranking ficou com o Canadá. É um destino muito buscado por estudantes e turistas por ter um custo-benefício interessante por conta do dólar canadense. É o quinto mais procurado pelos brasileiros. A pluralidade de culturas que o país possui, faz com que os moradores sejam muito receptivos e acolhedores com turistas, e o Canadá é reconhecido principalmente por seu forte histórico de igualdade de gênero. Conheça um pouco mais de Vancouver no link:

Matt Wang/Unsplash

7. Croácia

Conhecida por suas ilhas, a Croácia é outro país europeu que entra para o ranking de países mais seguros para mulheres viajarem sozinhas. São mais de mil ilhas, por isso, a ideia de velejar pelo litoral é uma boa pedida.

Pexels

6. Portugal

Esse lindo país tem uma facilidade importante, que é o idioma. É seguro para as mulheres que estão planejando viajar sozinhas, principalmente por conta da infraestrutura de transporte que o país possui: é fácil se locomover com segurança de um ponto a outro. E, segundo dados da Nomad, Portugal é o segundo país mais procurado por viajantes brasileiros por conta das ações realizadas no combate à violência de gênero, baixa discriminação legal e número reduzido de violência contra as mulheres. Por isso, o país também é um destino interessante para mulheres que viajam sozinhas.

Bernardo Lorena/Unplash

5. Noruega

A Noruega sempre aparece entre as primeiras posições dos rankings de melhores países para morar, não só pela qualidade de vida, mas também por seus altos salários e qualidade da educação. Para as mulheres que desejam viajar sozinhas, o país é uma ótima opção por conta de ser frequentemente listado como um dos principais para o tratamento igualitário das mulheres na Europa.

John O Nolan / Unsplash

4. Suíça

Principalmente com relação aos indicadores de segurança nas ruas e baixos níveis de homicídio intencional contra mulheres, a Suíça teve um ótimo desempenho. O país reúne algumas paixões dos viajantes, como estações de esqui e trilhas. Apesar de ter quatro idiomas oficiais, a moeda é uma só: o euro.

Patrick Robert Doyle/Unsplash

3. Áustria

Dentre todos os destinos analisados, é um dos países com níveis mais baixos relacionados à violência sexual e desigualdade de gênero. A Áustria ficou apenas 4 pontos atrás da Irlanda na pesquisa e é um destino muito procurado por quem deseja conhecer os Alpes e as belezas naturais da região.

shutterstock

2. Irlanda

É definitivamente a queridinha dos brasileiros. Localizado ao norte do continente europeu, o país, que tem Dublin como sua capital, é muito procurado para brasileiros que desejam fazer programa de intercâmbio, por conta da facilidade de obtenção do visto. Sua moeda oficial é o euro. Na pesquisa, a Irlanda demonstrou níveis baixos de discriminação legal, desigualdade de gênero e violência contra as atitudes das mulheres, além de apresentar níveis relativamente baixos de violência sexual não praticada por parceiros.

Unsplash

1. Espanha

Finalmente, a Espanha é considerada como o destino mais seguro para mulheres que viajam sozinhas! O país divide fronteiras com Portugal e é o sexto país mais visitado por brasileiros.

Unsplash

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!

Reprodução/Booking.com - 07.03.2023

Portal iG

Entre também no perfil geral do Portal iG no Telegram!

Gabriel Madureira