O ator David Junior e a cantora Luisa Sonza já curtiram as belezas de Chicago
Divulgação
O ator David Junior e a cantora Luisa Sonza já curtiram as belezas de Chicago

A cidade de Chicago  fica localizada às margens do Lago Michigan , no estado norte-americano de Illinois , é uma das maiores cidades dos Estados Unidos . Conhecida por sua arquitetura única , a cidade conta com grandes parques à beira do lago e esculturas dentro e fora dos museus - estes que contam com acervos com grandes nomes da arte e até coleções relacionadas ao universo dos dinossauros.

Outra característica pela qual Chicago é conhecida é seu clima extremo - fato que vai incidir diretamente no roteiro de viagem . Visitar a cidade durante o inverno não é uma tarefa fácil e, principalmente para viajantes de regiões tropicais como o Brasil, a experiência pode ser desafiadora, uma vez que as temperaturas variam cerca de 40ºC entre o inverno e verão. 

Contudo, essas condições não afastam os turistas acostumados com climas quentes e famosos brasileiros já aproveitaram as belezas de Chicago, como a popstar Luisa Sonza e o ator David Junior , que esteve na cidade para a gravação da novela "Bom Sucesso", da TV Globo.

O que fazer em Chicago?

Durante o verão, as praias  de Chicago lotam e os parques espalhados pela cidade se tornam um ponto de encontro para quem pratica esportes ao ar livre . O local também fica lotado de barcos, que dão festas badaladas durante a estação para quem quer curtir cada segundo na cidade.

Já no inverno, o turismo se transforma e o visitante acaba conhecendo uma cidade completamente diferente. As águas do Lago Michigan congelam e os ventos fortes espantam os esportistas, tanto que a cidade é apelidada de "cidade dos ventos".

Os parques arborizados dão espaço para divertidas pistas de patinação no gelo  e o público corre para os museus que, além de proporcionarem beleza e arte, também são um refúgio para o frio desanimador.

Sabendo das condições climáticas, é hora de montar o roteiro e o ideal é começar pela variedade cultural que Chicago pode oferecer. O interessante é que a arte não se restringe aos espaços culturais, mas também ganham as ruas da cidade de Illinois.

Esculturas grandiosas esculturas, como a Crown Fontain e os trabalhos contemporâneos ao ar livre da Boeing Galleries , ambos situados no Millennium Park,  podem ser visitados 24h por dia.

No parque também ocorrem festivais de jazz, teatro e dança , muitos deles realizados no  Jay Pritzker Pavilion , uma concha acústica localizada em uma área conhecida como Loop, no interior do parque.

Ainda no Millennium Park há uma outra escultura que é uma marca registrada da cidade, a  Could Gate , do artista Anish Kapoor . Apelidada de “feijão”, pelo seu formato, a escultura ganhou fama pela sua imponência e sua estrutura espelhada e prateada.


O Grande Incêndio de Chicago

O fato de Chicago ser conhecida por ter projetos arquitetônicos arrojados e esculturas espalhadas tem origem em um episódio trágico para a cidade.

Entre 8 e 10 de outubro de 1871 ocorreu o "Grande Incêndio de Chicago" que destruiu quase toda a cidade. A tragédia, que começou em um celeiro de madeira em um bairro a sudoeste do centro, matou aproximadamente 300 pessoas e deixou mais de 100 mil moradores sem casa.

Com a destruição massiva, a cidade não teve outra opção a não ser se reinventar, o que abriu espaço para novas produções e criações inovadoras que são marca de Chicago até hoje.

Os museus de Chicago

Outro ponto forte da cidade norte-americana são seus excelentes museus. O tradicional  Art Institute of Chicago , um dos mais importantes, conta com um acervo de mais 300 mil peças que resgatam mais de 5 mil anos de história por meio de obras de arte de grandes nomes como Edgar Degas, Grant Wood, Pablo Picasso, Pierre-Auguste Renoir, Vincent van Gogh e Wassily Kandinsky.


Outro museu importante, mas que foca na arte contemporânea, é o  Museum of Contemporary Art Chicago , que tem uma fachada condizente com a proposta de atualidade do museu. Por lá, o visitante terá acesso a trabalhos de Alexander Calder, Andy Warhol, Francis Bacon, René Magritte, entre outros.

Mais museus que encantam os turistas são o Museum of Science and Industry , onde o visitante consegue participar de forma interativa de experiências relacionadas ao desenvolvimento da indústria e da ciência; e o Field Museum , que se dedica a expor um acervo de história natura l, com reproduções de seres vivos, incluindo  esqueleto de dinossauros.

Atividades culturais em Chicago

Chicago também tem uma variedade de atrativos para quem busca consumir arte por meio da música e do teatro . Por lá, o turista vai encontrar grandes espetáculos e teatros belíssimos, como o histórico Chicago Theatre .

Também há milhares de pequenas casas de espetáculos espalhadas pela cidade que são outro atrativo para os visitantes, principalmente para aqueles que buscam economizar e querem ter uma experiência mais intimista.

As praias de lago de Chicago

Apesar de não estar localizada no litoral, Chicago oferece ótimas praias de lago , sendo a de maior destaque o Lake Michigan , com sua água em tom azul intenso, além de uma longa faixa de areia. O melhor é que à beira do lago há diversos atrativos para o turista se entreter.

Entre as atrações está o  Navy Pier , uma grande área de lazer que dispõe de restaurantes, casas de espetáculos, cinema, passeios de barco e um parque de diversões, o Navy Park.


Os arranha-céus e a gastronomia de Chicago

Além de conhecida como a "cidade dos ventos", Chicago também leva a fama de "cidade dos arranha-céus", com diversos prédios que proporcionam vistas surpreendentes da cidade.

O mais notório deles é o  Willis Tower , com seus impressionantes 108 andares. O prédio é o segundo maior da América do Norte , com 443 metros, e perde apenas para o novo World Trade Center , em Nova York, que tem 541 metros.

Depois de subir os 108 andares da torre Willis, na descida com certeza o visitante vai sentir vontade de comer alguma coisa. É nessa hora que o turista não pode deixar de provar os itens da gastronomia local da cidade de Illinois, em especial as pizzas  e os cachorros-quentes ao estilo Chicago , que são inconfundíveis.

Outro "passeio de turista" que um visitante não pode deixar de fazer é experenciar uma tarde de compras nas lojas locais. O melhor lugar para fazer essa parte do roteiro é a  Michigan Avenue , inspirada na 5ª Avenida de Nova York , que conta com 13 quarteirões de diversas lojas dos mais variados segmentos.


Quando ir a Chicago?


Uma informação muito importante sobre Chicago é que cidade é daquelas que mudam completamente de estação para estação. Dessa forma, fica fácil escolher a época de visitá-la a partir dos interesses de cada turista.

O verão , por exemplo, que ocorre entre junho a agosto, representa a alta temporada local porque proporciona temperaturas quentes que permitem curtir a cidade durante o dia e a noite, tranquilamente, além de se banhar no Lago Michigan e nas praias.

Por ser um período de muita procura, os preços dos serviços se elevam, então será difícil encontrar uma hospedagem mais em conta. Contudo, por outro lado, a cidade fica repleta de atividades gratuitas ao ar livre , especialmente durante o período de festivais. 

Para quem curte um clima mais ameno, o outono  é a estação ideal, que ocorre entre setembro e novembro. Já no inverno , que dura entre dezembro e março, a temperatura despenca e para quem é apaixonado por neve , é a melhor época para curtir a cidade e admirar como ela se transforma. Contudo, é importante frisar que o frio pode ser extremo, ao ponto de congelar o gigantesco Lago Michigan.

Como os passeios ao ar livre ficam mais difíceis durante o período, a estação é uma boa época para conhecer os espaços públicos da cidade como museus, teatros, casas de espetáculos e restaurantes.

Passado o período rigoroso de inverno, chegamos na primavera , entre março e junho. Assim como o outono, essa estação é intermediária e começa a preparar os visitantes para a onda de calor que chega com o verão. É um ótimo período para quem busca uma temperatura fresca e a cidade menos movimentada.



Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!