Nova York: Mercados gastronômicos estão em alta

A cidade que nunca dorme faz jus à fama: não faltam coisas para fazer na Big Apple. Tem de tudo (e para todos os bolsos!), incluindo inúmeras comidinhas - desde trailers de rua até restaurantes renomados. Para os que curtem desbravar a culinária, mercados gastronômicos estão em alta.

10 food halls imperdíveis

O iG viajou para Nova York (EUA) a convite da Delta Air Lines e da NYC & Company e constatou que esses complexos são um sucesso na cidade. Se você gosta de desbravar a culinária mundial, listamos 10 mercados gastronômicos (food halls) imperdíveis para conhecer em NY. Neles, além de encontrar vendedores de comidas, você vai poder comer em restaurantes, lanchonetes e bares; fazer compras e passear. Tudo em um só lugar.

Divulgação/Tin Building

1 • Chelsea Market

Localizado na primeira fábrica de biscoitos Oreo da história, o charmoso mercado gastronômico é um dos mais famosos entre turistas. São mais de 50 lojas e restaurantes. Experimente o mexicano Los Tacos No. 1 (a partir de U$4.95); a pizza da Filaga (fatias por U$5); e o Fat Witch, que faz o melhor brownie de NY - é possível comprar oito por $22.50. Fica na 75 9th Avenue. Abre de segunda a sábado, das 7h às 2h; e domingos, das 8h às 22h.

Reprodução/Instagram

2 • Tin Building

Criado pelo chef Jean-Georges, o local reúne especialidades de todo mundo e é a nova sensação da cidade. Se você ama massas e pizzas, seu destino é o Frenchman’s Dough - a Limone custa U$18. O Fulton Fish Co. serve pratos com frutos do mar. Formiguinhas de plantão encontram doces na instagramável Spoiled Parrot. Fica na 96 South St. Abre de quarta a domingo, das 10h às 21h.

Divulgação/Tin Building

3 • Little Spain

Amantes da comida mediterrânea precisam conhecer o mercado que reúne alimentos e bebidas de todas as regiões da Espanha. São 3 restaurantes: Leña, Mar e Spainish Diner. A tradicional paella espanhola (U$20) é um dos pratos mais pedidos. Para uma refeição rápida, prove as tapas (um pedaço de tortilla sai por U$5). Fica na 10 Hudson Yards. Abre todos os dias, das 7h às 23h.

Reprodução

4 • Urban Hawker

Que tal conhecer um pouco de Singapura estando em NY? Aberta em setembro, a praça de alimentação ao ar livre tem 11 fornecedores da Ásia. Os mais pedidos são o arroz de frango do Hainan Jones (U$17) e o macarrão Fujian do Prawnaholic Collections (a partir de U$7). Fica na 135 West 50th Street. Abre de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 21h.

Divulgação

5 • Time Out Market

O polo gastronômico reúne uma curadoria da revista de mesmo nome. O Juliana’s Signature Pizza tem opções deliciosas a partir de U$12. Outro lugar legal é o Felice Pasta Bar. Você merece apreciar a vista de Manhattan do rooftop. Fica na 55 Water Street, em Brooklyn. Abre de domingo a quinta, das 8h às 23h; sextas e sábados, das 8h às 00h.

Time Out Market/Divulgação

6 • Eataly Flatiron

O mercado gastronômico italiano tem 2 filiais em NY. O da região do Flatiron é um dos lugares preferidos dos turistas. Lá, você encontra desde itens para casa até vinhos, carnes, massas, queijos, etc. Além da padaria, o local tem ainda restaurantes com pizzas, massas, carnes e frutos do mar. O “rooftop” abriga o Birreria Restaurant, com cerveja e comida boa. Fica na 200 5th Ave. Abre de segunda a domingo, das 9h às 23h.

Eataly NYC/Divulgação

7 • Essex Market

O mercado centenário conta com vendedores que oferecem de tudo: desde flores até cervejas e refeições locais. Para compras, vá ao Luna Brothers Fruit Plaza. Os bolinhos de arroz do Arancini Bros (foto) - U$5 cada - e a cerveja do Top Hops são deliciosos. Fica na 88 Essex St. Abre de segunda a quinta, das 8h às 20h; de sexta a sábado, das 8h às 21h; e domingo, das 10h às 18h.

Essex Market/Divulgação

8 • Urbanspace Vanderbilt

A Urbanspace tem vários espaços culinários fixos e sazonais pela cidade. O Vanderbilt, em frente ao Grand Central Terminal, é um dos mais frequentados. Amantes de pizza precisam provar as do Roberta’s (foto), com opções por U$13. O Hard Time Sundaes tem hambúrgueres suculentos. Fica na 230 Park Ave. Abre de segunda a sexta, das 6h30 às 21h; sábado e domingo, das 9h às 17h.

Urbanspace Vanderbilt/Divulgação

9 • The Market Line

Com alimentos, restaurantes e lojinhas, o local tem cerca de 75% dos vendedores imigrantes, minorias ou mulheres. O The Grand Delancey tem mais de 50 cervejas artesanais. A loja de vinhos e bar Peoples também é queridinha - a bomba de creme é disputada. O Essex Pearl prepara frutos do mar de primeira linha (foto). Fica na 115 Delancey St. Abre de domingo a quarta, das 10h às 00h; e de quinta a sábado, das 10h às 2h.

The Market Line/Divulgação

10 • Le District

Especializado em culinária francesa, o complexo gastronômico tem padaria, açougue, rotisserie, creperia, peixaria e até frutas, verduras e legumes frescos. Há dois restaurantes: o Beaubourg, com pratos a partir de U$12 e vista para o rio Hudson (foto), e o LÁppart, com estrela Michelin, intimista. Fica na 225 Liberty St. Abre todos os dias, das 11h às 23h.

Divulgação

Quer descobrir mais destinos incríveis para conhecer?

Siga o Instagram do iG Turismo, com dicas imperdíveis de onde ir e do que fazer pelo Brasil e pelo mundo.

Reprodução