EuroTrip: Veja como organizar um roteiro incrível pela Europa

EuroTrip

O continente europeu reúne diversos países com belezas, tradições e histórias, e com a facilidade de locomoção e tantas alternativas, fica difícil escolher somente um país, por isso existe a famosa EuroTrip, que busca conhecer o máximo de países da região possível.

Pexels

Intercâmbio pode proporcionar a sonhada EuroTrip

Uma boa forma de realizar esse sonho é fazendo intercâmbio. Segundo a Pesquisa Selo Belta 2021, 45,6% dos estudantes que deixaram de realizar o intercâmbio por conta da pandemia querem realizá-lo em 2023. E agora que muitos voltaram a se planejar e buscar realizar o programa de intercâmbio no próximo ano, a famosa EuroTrip entra como uma das principais alternativas.

Pexels

Bom planejamento é indispensável

“O bom planejamento é indispensável, principalmente quando o desejo é de conhecer vários países em uma mesma viagem, considerando a quantidade de dias que se quer ficar em solo europeu, se vai sozinho, com família ou amigos, as prioridades e o cronograma da viagem", afirma o presidente da Belta, Alexandre Argenta. A associação dá algumas dicas para realizar com segurança uma EuroTrip.

Pexels

Tipos de viagem

É importante definir se a viagem vai ser mais convencional, em que serão utilizados recursos tradicionais como hotéis, locação de veículos, acomodações e guia, ou uma viagem por mochilão, dando espaço para acampamento, hostels e dependências mais simples.

Pexels

Fazer roteiro

Montar o roteiro faz parte do planejamento que é fundamental e necessário para realizar um programa de intercâmbio, a viagem tradicional ou mochilão, por exemplo. Pesquise geograficamente e monte um roteiro que possibilite fazer deslocamentos práticos, sem perder muito tempo dentro de um avião, trem ou ônibus.

Pexels

Separar a documentação

Além da data, alguns países exigem que o passaporte tenha validade superior a seis meses até o final da viagem. É importante se atentar também aos vistos, reservas de hotel, comprovantes de matrícula em alguma Instituição de ensino - para quem vai fazer intercâmbio -, e a carteira de vacinação em dia, de acordo com a exigência do país de destino. Também vale imprimir seus comprovantes de passeios já adquiridos.

shutterstock

Controle de gastos

Depois de elaborado o roteiro, pesquise os destinos e os valores médios cobrados em cada local, considerando a faixa da moeda correspondente. Sempre busque analisar a longo prazo e tente estipular uma média de gastos diários para que não fique sem dinheiro no final da viagem. Algumas despesas podem ser adiantadas ainda no Brasil, como é o caso da reserva de uma acomodação por temporada.

shutterstock

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!

Pixabay