Passeios ao ar livre para realizar no verão do Alentejo, em Portugal

Seja em cenários naturais ou nas cidades e vilarejos, não faltam opções para explorar as belezas da região, que oferece diversidade de atividades desde o campo até o litoral.

A região

O Alentejo é região mais autêntica de Portugal, pois possui uma natureza exuberante e convidativa que permite ao visitante desfrutar de atividades ao ar livre a maior parte do tempo. Paisagens que se estendem por imensas planícies e áreas montanhosas que contornam um litoral banhado pelo oceano Atlântico, muito ar puro e mais de três mil horas de sol por ano ajudam a explicar porquê os passeios ao ar livre são parte importante dos roteiros pelo Alentejo.

Divulgação

Trilhas

Para quem gosta de caminhar ou pedalar, as trilhas são excelentes opções para estar mais perto da natureza e aproveitar o ar puro do Alentejo, seja explorando o litoral, os campos ou os lagos do interior.

Divulgação/Turismo do Alentejo

Trilhas

Para os iniciantes, a trilha do Castelo de Vide a Marvão, duas das mais charmosas vilas da região, é ideal por ser um percurso de dificuldade média, com cerca de nove quilômetros e duração de pouco mais de três horas, que passa por paisagens rurais e naturais, caminhos murados, calçadas medievais e marcos romanos.

Divulgação/Turismo do Alentejo

Litoral

No litoral, além das trilhas, é possível relaxar em algumas das praias mais bonitas da Europa. Na praia de Tróia Galé, por exemplo, os visitantes podem praticar atividades aquáticas como surfe, bodyboard e vela ou fazer um agradável passeio de barco para observar golfinhos na reserva natural do Estuário do Sado. Além disso, o local conta com um rico patrimônio histórico como as ruínas romanas com mais de dois mil anos de história.

Divulgação/Turismo do Alentejo

Vilarejos

Nos pequenos vilarejos, o ritmo pacato combina charme e história em suas ruas de pedras, castelos, igrejas, muralhas e outros monumentos centenários. Vilas como Monsaraz, Mértola e Arraiolos farão qualquer viajante se apaixonar pelo campo.

Divulgação/Turismo do Alentejo

Parques e reservas naturais

Durante os dias ensolarados de verão, o visitante ainda pode desbravar os parques e as reservas naturais do Alentejo como o Parque Natural do Vale do Guadiana, onde é possível fazer trilhas e passeios de canoa, além de observar animais incríveis como o lince-ibérico e a águia-real. No parque da Serra de São Mamede, além de trilhas em meio a uma rica vegetação, há uma vista deslumbrante do Pico de São Mamede, o mais alto da serra.

Victor Carvalho

Monumentos

O entardecer é perfeito para fotografar monumentos e ruínas que ganham tons de amarelo, laranja e vermelho em um belíssimo pôr do sol. Entre os monumentos que valem o registro fotográfico estão o Templo Romano de Évora, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco e ponto turístico obrigatório em uma visita pela região, e o Aqueduto da Amoreira, uma obra intrigante e um dos cartões postais mais bonitos da cidade de Elvas.

Divulgação/Turismo do Alentejo

Estrelas

À noite, é hora de explorar os mistérios do universo na reserva Dark Sky Alqueva, o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo.

Divulgação/Turismo do Alentejo

Quer saber mais?

Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!

Aleksei Zaitcev/Unsplash