Conheça as 8 igrejas mais bonitas do mundo

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Brasília, Brasil

Com projeto modernista de Oscar Niemeyer e vitrais panorâmicos que retratam a Via Sacra de Di Cavalcanti, a catedral é estruturada em uma hiperbolóide composta por 16 arcos de concreto. No interior, há três esculturas de bronze em formato de anjos pendurados no teto. Os vitrais mudam de cor de acordo com o Sol e, à noite, luminárias externas destacam o local na paisagem.

Reprodução/Across The Universe

Catedral Sé do Porto, Porto, Portugal

Composta por três torres desniveladas e arquitetura que mescla o gótico, barroco e românico, a catedral foi erguida no século 12 em uma das regiões mais altas de Porto, que permitem ver o restante da cidade de cima. Complementam o esplendor da construção os azulejos azuis, o característico vitral redondo na fachada e colunas em formato de arco.

Reprodução/Direção Regional da Cultura do Norte

Templo de Lótus, Nova Deli, Índia

Fundado nos anos 1980, o templo não pertence a uma religião específica para reunir pessoas de todas as religiões. Em formato circular e área externa composta por lagos e jardins, o centro de adoração é cercado por 27 pétalas em nove lados, dispensa a famosa cúpula e, em seu interior, tem superfície de mármore branco vindo da Grécia.

Reprodução/Get Your Guide

Catedral de São Paulo, Londres, Inglaterra

A catedral foi construída no século 18, mas tem mais de 1,4 mil anos de história e cinco versões diferentes. A atual conta com sete capelas, fachada neoclássica, uma famosa cúpula visitável e elementos que homenageiam soldados. Lá, a princesa Diana se casou com o príncipe Charles, Winston Churchill teve seu funeral e as rainhas Victória e Elizabeth celebraram 60 anos de reinado.

Reprodução/Dicas de Londres e Inglaterra

Catedral de Notre Dame, Paris, França

Uma das catedrais góticas mais antigas do mundo (ela existe há 850 anos), é considerada a mais bela por seus característicos vitrais coloridos, gárgulas e estátuas, o teto de côncavo e as torres de 69 metros, que podem ser acessadas por uma escada de 387 degraus. Em 2019, a catedral sofreu um incêndio que fez o teto e a torre central desabarem.

Reprodução/Cidade e Cultura

Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano, Vaticano

Com cerca de 23 m² e 128 metros de altura (incluindo a famosa cúpula de Michelangelo), é considerada a construção religiosa mais importante do mundo. A imponente fachada em tons de mármore branco mescla arquitetura barroca e renascentista. A parte interna conta com pilares, estátuas e piso de mármore policromado.

Reprodução/Info Escola

Wat Rong Khun, Chiang Rai, Tailândia

Mais comumente chamado de Templo Branco, é uma espécie de instalação de arte que presta homenagens ao budismo e ao hinduísmo – o branco simboliza a inocência de Buda. Por lá encontram-se estátuas de monstros sagrados, mãos em forma de súplica, criaturas místicas e até de personalidades pop, como Hello Kitty e Michael Jackson. A obra foi iniciada nos anos 1990 e ainda não foi concluída, mas já pode ser visitada.

Reprodução/Viator

Catedral de Milão, Milão, Itália

Outra forte representante das catedrais góticas, foi construída no século 14 em mármore branco-rosa e impressiona pela fachada que joga com os conceitos de tamanho vertical e amplitude; sem contar a moldura triangular que perpassa as torres. Seu interior é decorado com elementos da arte barroca e de maneirismos. As capelas laterais contam com sarcófagos de mármore e pedaços de madeira contam histórias de santos.

Reprodução/Euro Dicas Turismo