Cidades ao redor do mundo que eliminaram os carros

Para tentar combater o problema da poluição, muitas cidades decidiram reduzir a circulação ou baniram os carros totalmente das ruas

Afuá - Brasil

A cidade fica na Ilha de Marajó, no Pará. Em 2002, a prefeitura decidiu banir qualquer veículo motorizado de transitar pela cidade. Ou seja, carros e motos, por exemplo não são permitidos. A maioria das casas e ruas de Afuá estão posicionadas em palafitas, visto que a região é alagadiça.

Prefeitura de Afuá

Lamu - Quênia

Lamu é um destino histórico e deslumbrante na costa do Quênia. Com uma arquitetura influenciada pelos pérsas, árabes, indianos, europeus e Swahili, foi tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial. Somente pedestres, bicicletas e carroças podem passar pelas ruas.

harshil gudka / unsplash

Ilha de Hydra - Grécia

Os únicos veículos motorizados são os caminhões de coleta de lixo. A 85 km de Atenas, só é possível chegar à ilha de barco ou de balsa. Moradores e turistas transitam de um lugar para outro andando, mas também há a opção de alugar um barco-táxi.

mauricio munoz / unsplash

Fez - Marrocos

Fez é um destino medieval em Marrocos, além de carregar o título de maior área urbana sem carros do mundo. São mais de 10 mil ruas e vielas estreitas, inatingíveis para qualquer veículo. A cidade é abarrotada de mesquitas, lojas, restaurantes e escolas.

carlos leret / unsplash

Dubrovnik - Croácia

Dubrovnik é uma cidade rodeada por uma muralha construída no século 13, com 1940 metros de comprimento. Dentro dos muros, os carros são proibidos, tornado a vista do local, repleta de edifícios góticos e barrocos, ainda mais bonita.

spencer davis / unsplash

Ghent - Bélgica

Em 1996, para melhorar a qualidade do ar, o governo decidiu proibir a circulação de carros no centro de Ghent. Desde então, a cidade tem investido em infraestrutura para ciclistas, transportes públicos e pedestres.

gokul / unsplash

La Cumbrecita - Argentina

La Cumbrecita está situada na província de Córdoba, distante 788 km de Buenos Aires. Nenhuma rua da cidade é pavimentada, a locomoção é bem mais fácil para os pedestres do que para automóveis.

juan coronel / unsplash