As maiores bibliotecas do mundo

As bibliotecas mais grandiosas do globo vão desde edifícios seculares, até prédios modernos e tecnológicos

Biblioteca George Peabody - Estados Unidos

A biblioteca foi fundada no século 19 e fica na cidade de Baltimore. O local abriga mais de 300 mil obras. Logo na entrada, os visitantes se surpreendem com um belo átrio em estilo neo-grego, além dos seis andares feitos em mármore branco.

elijah hail / unsplash

Biblioteca Central de Seattle - Estados Unidos

Está localizada em um prédio totalmente moderno, de aço e vidro, e conta com 11 metros de altura. Além de biblioteca, o projeto tem como objetivo divulgar informações em diferentes mídias.

lily n lilymngo / unsplash

Biblioteca Pública de Stuttgart - Alemanha

O edifício, em formato de cubo, foi idealizado pelo arquiteto sul-coreano Eun Young Yi. A biblioteca é inteiramente branca por dentro, promove atividades de leituras, concertos, palestras, shows e exposições.

marcel strauss / unsplash

Biblioteca do Trinity College - Irlanda

A biblioteca está situada em um prédio erguido no século 18 e possui o maior conjunto de livros impressos da Irlanda. O local também é famoso por guardar o livro de Kells, um manuscrito do século 9.

ben guerin / unsplash

Biblioteca Pública de Nova York - Estados Unidos

A biblioteca foi construída no início do século 20, servido de cenário para filmes como "Bonequinha de Luxo", "Caça-Fantasmas" e "Sex and The City". Seu acervo contém manuscritos de William Shakespeare e até uma carta de Cristóvão Colombo.

patrick robert doyle / unsplash

Real Gabinete Português de Leitura - Rio de Janeiro

Foi inaugurada em 1837, por um grupo de imigrantes portugueses. Em 2014, ficou em 4º lugar no ranking de bibliotecas mais lindas do mundo, divulgado pela revista Time.

mauro lima / unsplash

Biblioteca Real Dinamarquesa - Dinamarca

Construída em aço, vidro e granito negro, a biblioteca tem também uma sala para concertos, um café, áreas para exposições e ainda uma vista deslumbrante do oceano.

kasper rasmussen / unsplash