7 dicas para tornar a viagem mais sustentável

Segundo Daniel Cabrera, cofundador da Vivalá Turismo Sustentável, o Brasil tem vocação para se transformar no maior destino de turismo sustentável do planeta.

"Somos o país com a maior biodiversidade do mundo e queremos, com o turismo sustentável, provar que a floresta em pé também é muito mais rentável do que destruí-la", diz.

Julentto Photography CIuak / Unsplash

Valorize culturas e saberes tradicionais

Os conhecimentos ancestrais dos indígenas, ribeirinhos, quilombolas e sertanejos, por exemplo, ajudam a preservar o bioma nacional. Por isso, valorizar a cultura desses povos é essencial para que o turismo seja mais sustentável.

Emanuela Picone / Unsplash

Utilize produtos e serviços de fornecedores locais

Para que a população de determinada região seja realmente beneficiada pela atividade turística, é preciso que a renda obtida seja direcionada para ela. Isso pode ser feito por meio de pequenas pousadas, restaurantes locais e feiras de artesanato.

Dariusz Sankowski / Unsplash

Coloque a comunidade local como protagonista

As atrações e atividades turísticas devem ser pensadas principalmente pelos habitantes locais, já que eles vivem aquela realidade diariamente. São os residentes que conhecem os problemas, portanto eles são os melhores para apontar as soluções.

Clay Banks / Unsplash

Conheça e proteja áreas de preservação

As Unidades de Conservação (UCs) usualmente são reservas biológicas, parques, monumentos naturais ou estações ecológicas, construídas para conservar o que vive dentro delas. É preciso conhecer cada área para entendê-la melhor e preservá-la.

Divulgação

Combata os preconceitos

Cada região do mundo carrega uma identidade e uma cultura diferente, então é necessário que o turista se liberte de preconceitos e visões estereotipadas, para que a experiência seja a melhor possível.

Diego Jimenez / Unsplash

Apoie organizações sustentáveis

O Turismo Sustentável preza pela coletividade, pela cooperação e pelo trabalho em conjunto. Por isso, o apoio a organizações com responsabilidade socioambiental é uma das formas de colaborar com o segmento.

Divulgação

Pratique o desenvolvimento pessoal

Ao viajar, o turista desenvolverá aptidões e retornará com novos aprendizados. Conhecendo diferentes lugares, culturas e pessoas, o desenvolvimento pessoal é inevitável.

Divulgação