Os 10 museus mais bonitos do mundo

Elaborada pela revista National Geographic, lista enumera alguns dos museus com os projetos arquitetônicos mais belos do globo.

Zeitz Mocaa - África do Sul

Localizado na Cidade do Cabo, se dedica a reunir obras de arte comtemporânea africana. O museu foi construído no antigo Complexo de Celeiros de Grãos, uma estrutura monumental que já foi o prédio mais alto da África do Sul.

Grant Durr / unsplash

Fundação Luma - França

Se trata de um centro de artes situado em Arles, comuna no sul da França. O edifício futurista foi projetado pelo arquiteto Frank Gehry que se inspirou nas obras de Van Gogh, nas rochas de Baux-de-Provence e nas falésias dos Alpilles.

Baptiste / Unsplash

V&A Dundee - Escócia

Se trata do primeiro museu de design da Escócia, localizado na cidade de Dundee. O prédio situa-se nas margens do rio Tay, além de ser a primeira filial do museu Victoria & Albert fora de Londres. Nele, é possível encontrar exposições com itens da cultura escocesa e obras de arte comtemporânea.

Steve Gilruth / Unsplash

Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana - EUA

O museu, compromissado em contar a história da população afro-americana, fica em Washington, capital dos Estados Unidos. O projeto do prédio é extremamente moderno e foi idealizado pelo arquiteto ganense David Adjaye.

Beth Syverson / Unsplash

Museu Guggenheim Bilbao - Espanha

Situado na cidade de Bilbao, é um dos museus mais visitados da Espanha. A estrutura, feita com formas torcidas e complexas, saiu do papel graças à tecnologia de um software de desenho. O resultado foi uma construção de 50 m de altura com estruturas retorcidas.

Jorge Fernandez / Unsplash

Museu Judaico - Alemanha

O Museu Judaico de Berlim foi fundado em 1933, mas fechado pelo governo nazista em 1938. Reaberto em 2001, ele divide-se em duas partes: o "Prédio Velho" e o "Prédio Novo". O primeiro dedica-se a exposições temporárias, enquanto o segundo abriga obras e itens que revelam a cultura e história dos judeus na Alemanha.

WELT

Museu da Memória de Andaluzia - Espanha

A Andaluzia é uma comunidade autônoma na Espanha, conhecida principalmente pela influência árabe na arquitetura, pelas touradas e pelo flamenco. Desse modo, o Museu da Memória tem como propósito apresentar a história e diversidade da região em exposições interativas.

Archdaily

Museu Marítimo M/S - Dinamarca

Construído originalmente no Castelo de Kronborg, foi tranferido em 2013 para o subsolo, em uma antiga doca seca. Nele, encontram-se modelos de navios, artefatos, pinturas e fotografias referentes à história náutica da Dinamarca.

Reprodução

Museu de Arte do Rio - Rio de Janeiro

No centro do Rio de Janeiro, o museu tem como objetivo mostrar a história, cultura e conflitos sociais da cidade. Contempla exposições de curta e longa duração, com obras de arte históricas e contemporâneas.

Reprodução

Museu de Astronomia de Xangai - China

Inaugurado em 2021 e contando com 420 mil m², é o maior museu dedicado à astronomia do planeta. Nele, é possível visitar um telescópio com quase 80 m de altura, além de exposições, um planetário e um observatório.

El Jardinero / Unsplash