Influenciadora brasileira dá dicas de ouro para aproveitar Amsterdã, na Holanda

Malu Voss cita os destinos que mais gosta e oferece recomendações valiosas para não deixar para trás nenhuma das maravilhas que o país e a respectiva capital proporcionam

Foto: Reprodução
Malu Voss é uma designer de joias e influenciadora brasileira

Os campos de tulipas, os moinhos de vento e as cidades recheadas de charme e cultura decerto são algumas das marcas registradas da Holanda. O país europeu atrai muitos turistas pelas belas paisagens, mas para não perder nada do que a região pode oferecer é bom ter em mente as melhores indicações do que visitar e do que esperar ao chegar lá.

Malu Voss, designer de joias e influenciadora brasileira, vive no exterior há mais de 18 anos e conta um pouco mais sobre as maravilhas de Amsterdã e do que não pode faltar em qualquer roteiro de viagem por lá. De acordo com ela, uma dos motivos que mais chama a atenção dos brasileiros por lá é a excelente infraestrutura e a facilidade de locomoção. Ela destaca ainda que alugar um carro é a melhor alternativa para conseguir transitar de maneira tranquila. 

“A ciclovia existe no país todo, com faixas e sinalização separadas para bicicletas. Você pode ir de norte a sul de bicicleta. A Holanda é um país pequeno e é muito fácil dirigir aqui. Eu recomendo alugar um carro para poder ir de uma cidade a outra com mais rapidez”. Malu também acrescenta que a receptividade dos nativos acaba sendo muito boa, principalmente porque, por ser um país altamente turístico, a Holanda já está habituada com esses tipos de visita. "Os holandeses estão acostumados com turistas e são muito simpáticos e educados”, pontua. 

Para começar a conhecer Amsterdã, Malu explica que há pontos turísticos para todos os gostos, além de excelentes restaurantes e lojas para fazer compras. “A cidade está repleta de museus, bons restaurantes e ótimas lojas. Para uma programação mais cultural, eu indico os museus Rijkmuseum, que durante o inverno há uma pista de patinação no gelo bem a frente, Van Gogh Museum, meu preferido e o imperdível Anne Frank House. Para esse último, você precisa comprar os ingressos com bastante antecedência. Vale a pena também dar uma volta pelo Vondelpark e dar uma passeio de barco pelos canais”, indica.

A influenciadora cita seu top 5 de locais imperdíveis que não podem faltar de jeito nenhum no roteiro de viagem de quem quer conhecer o melhor que Amsterdã tem a oferecer. Ela cita ainda a quantidade mínima de euros que se deve ter para conseguir fazer um bom passeio: “Eu diria que o turista deveria contar com um mínimo de 50 a 100 euros por dia para cobrir transporte, entradas em museus e alimentação”. 

Centraal Station, Praça Dam, Centro Histórico e bairro Jordaan

Foto: Reprodução
Bairro Jordaan

De acordo com Malu, é possível fazer esse roteiro em até duas horas. A Central Station é a principal estação ferroviária da cidade, ponto final de diversas linhas de bonde e se localiza bem ao centro de Amsterdã, sobre uma ilha artificial. Já a Praça Dam faz parte do centro histórico da cidade, com prédios bem famosos e eventos frequentes que fazem dela um dos locais mais populares e importantes de lá.

O bairro Jordaan, por sua vez, possui canais estreitos e ruas ladeadas por boutiques independentes, bares e restaurantes modernos. As barracas do mercado Noordermarkt, por exemplo, oferecem joias, roupas, antiguidades e alimentos orgânicos, enquanto o antiquário Antiekcentrum Amsterdam vende pinturas vintage.

De Wallen, o Bairro da Luz Vermelha

Foto: Reprodução
Bairro da Luz Vermelha

Este bairro é muito famoso  e polêmico de Amsterdã por ser uma zona de prostituição legalizada. Ele é constituído por um conjunto de ruelas estreitas, todas agrupadas em torno de chamada Igreja Velha – Oude Kerk. O turista pode passar tranquilamente e observar as mulheres que se exibem em trajes mínimos através do vidro.

Mas atenção: é importante lembrar que este não é um visto como um "programa familiar" justamente terem mulheres seminuas diante da vitrine. O turista que passar pelas ruas e vielas também não podem tirar fotos ou filmar as mulheres nas vitrine sem a expressa autorização.

(Continue a leitura logo abaixo)

Praça dos Museus

Foto: Reprodução
Praça dos Museus

É um espaço público ao sul de Amsterdã. Fica em volta do Museu Nacional, Museu Van Gogh e Museu Stedelijk. Durante o inverno, a lagoa se transforma em uma pista de patinação no gelo. 

Quem visitar esse letreiro já tem de ter em mente que este é um local muito turístico, então não espere tirar fotos sem ninguém por perto. É uma missão quase impossível.

Vondelpark

Foto: Reprodução
Vondelpark

Este é o parque mais importante do país. O nome homenageia o escritor Joost van den Vondel, que viveu no século 18. O espaço foi criado em em 1864, mas acabou sendo aberto ao público apenas no ano seguinte. Por lá podem-se observar aves, patos, sapos, rãs, libélulas e peixes.

A infraestrutura conta com o Pavilion, um espaço cultural operado por terceiros, a Casa de Chá Azul, com uma arquitetura elegante dos anos 30 e o Milk House, no qual é possível se sentar, admirar o terraço e deixar as crianças à vontade no espaço de recreação. 

Os jantares, compras e destinos adjacentes

Malu faz algumas recomendações de locais excelentes para se ter um jantar bem romântico com o parceiro ou parceira. “Para um jantar romântico eu indico o Taiko. Se o programa for jantar com as amigas, Mr Porter ou Izakaya; para comemorar uma data especial, The Duchess. Para um almoço, George WPA, que é sempre muito badalado, já para um café da manhã, Avocado Show ‘um Must”, elenca ela. 

Foto: Marne Andriotti
Malu Voss

Além das excelentes refeições, Amsterdã também oferece uma gama de opções para quem gosta de fazer aquele roteiro de compras e levar a maior quantidade de lembranças possível de volta para o Brasil. Malu comenta sobre as preferências que possui quanto às lojas mais indicadas para tal. “Para compras de grifes de luxo, é essencial passar pela rua P.C.Hooftstraat, e também visitar a famosa loja de departamento De Bijenkorf. Já para marcas populares, indico The Nine Streets (De Negen Straatjes)”, enumera. 

Para dar aquela turbinada na viagem e ir além dos encantos da capital, Malu Voss destaca alguns locais nos arredores, além de vilas como Lisse, um dos locais preferidos dela, que se destaca pelas flores e cores. Lá há um jardim com sete milhões de bulbos de tulipas e, em Giethoorn, o turista desfruta de uma visão saída de contos de fadas, mais conhecida como Veneza Holandesa. Kinderdijk, como destaca Malu, é uma localidade neerlandesa, situada na Holanda do Sul.

“A vista de Kinderdijk é incrível. Adoro os moinhos e é essa atração que atrai muitos turistas, tornando a localidade muito famosa”, conta. Ela também indica Thorn, ao sul do país. “O lugar é muito lindo! Lá é interessante passear pelos lindos jardins, visitar grandes museus ou até mesmo curtir as praias. O vilarejo de Thorn é muito adorável e cheio de beleza e inspiração”, conclui.