Países ao redor do mundo que também falam português

São Tomé e Princípe

Situado no continente africano, o país integra uma ilha bem próxima à linha do Equador. Um dos principais pontos turísticos do local, inclusive, é o marco presente no Ilhéu das Rolas. Aproximadamente 98% da população é fluente em português, mas também o crioulo, o cabo-verdiano e o angolar.

João Ferreira / Unsplash

Angola

Angola, além de compartilhar a mesma língua que o Brasil, também contribui muito com algumas manifestações culturais brasileiras. O país teve grande influencia em locais como a Bahia, Maranhão e Pernambuco, em festas religiosas, como Candomblé, Carnaval e Festa de Iemanjá.

Carlos César / Pexels

Moçambique

O país africano foi colonizado pelos portugueses durante o século 15, conquistando a liberdade em 1975. A língua portuguesa é a oficial de Moçambique, porém ela é falada por menos de 40% da população. Outros idiomas como macua, tsonga e sena também são presentes no território.

Edvin Johansson / Unsplash

Guiné-Equatorial

Além do português, as línguas oficiais do país são o francês e o espanhol. A Guiné-Equatorial é formada por duas ilhas principais, a ilha de Annobon e a ilha de Bioko. Os portugueses chegaram à região no século 18, mas os espanhóis também tiveram forte influência no local.

Ganda Lukman / Unsplash

Timor-Leste

Único país falante de língua portuguesa localizado no continente asiático. É também um dos países mais jovens do mundo e tem mais de 30 idiomas nativos. O Timor-Leste é recheado por praias, cultura diversificada e florestas.

Trevar Skillicorn / Unsplash

Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau é um país extremamente diversificado em fauna e flora. O Arquipélago dos Bijagós, por exemplo, é parte da Reserva da Biosfera da UNESCO, com mais de 150 espécies de peixes, golfinhos, hipopótamos, crocodilos, macacos e tartarugas.

Tim Oun / Unsplash

Cabo Verde

Situado em um arquipélago na costa africana, uma das principais atividades econômicas de Cabo Verde é o turismo. Além do português, outras línguas presentes no país é o francês, o inglês e o cabo-verdeano. Com clima quente durante o ano todo, é rico em paisagens naturais, cultura e gastronomia.

Victor Svistunov / Unsplash

Portugal

Portugal é um dos destinos europeus mais buscados pelos brasileiros. O país já foi habitado por povos lusitanos, celtas e galaicos, além de ter sido o responsável por colonizar os demais países. Lisboa, Porto e a Ilha da Madeira estão entre as atrações mais visitadas.

Roya Ann Miller / Unsplash