Lyon é o berço do cinema e a terceira maior cidade da França

Place Bellecour

Principal praça de Lyon, localizada entre diversas atrações turísticas. Ao centro da Place Bellecour fica uma grandiosa estátua de Luís 14, rodeada de edíficios com arquitetura encantadora, entre cafés, igrejas e restaurantes.

Unsplash

Rue de la République e Rue du Président Edouard Herriot

Saindo da Place Bellecour, o turista irá encontrar duas ruas emblemáticas e refinadas em Lyon. Ambas abrigam lojas de diversas grifes de moda e marcas mundialmente conhecidas, como Zara, Starbucks, Hermès e Louis Vuitton.

Unsplash

Place des Jacobins

Patrimônio Mundial da UNESCO, a praça foi construída em 1556. A principal atração do local é a enorme estátua de mármore, erguida em homenagem a um antigo convento que ficava ali, destruído durante a Revolução Francesa.

Unsplash

Place des Terreaux

Praça movimentada em Lyon, lá encontra-se a prefeitura da cidade, um imponente e grandioso chafariz, além do Hôtel de Ville, prédio administrativo e o Museu de Belas Artes, um dos mais tradicionais.

Unsplash

Museu de Belas Artes de Lyon

Dentro da Place Place des Terreaux, apresenta um acervo com itens de alguns dos artistas mais famosos do mundo. Conta com esculturas e artefatos da época do Antigo Egito, bem como obras de Rembrandt e Picasso.

Reprodução/LyonCapitale

Ópera de Lyon

O teatro foi construído no início do século 19, mas - devido a um incêndio - precisou ser totalmente restaurado. Possui uma sala com 1.100 lugares e um anfiteatro com 200 assentos. Além disso, conta com apresentações regulares de arte lírica e dança.

Reprodução/Itinari

Vieux Lyon

Se trata de um bairro histórico muito bem preservado em Lyon. O principal destaque da região são as passagens secretas utilizadas para despistar os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, chamadas traboules.

Unsplash

Cathédrale Saint-Jean-Baptiste

A catedral de estilo gótico foi construída entre os séculos 12 e 15, impressionando os visitantes com um dos relógios astronômicos mais antigos da Europa. A imponência e importância histórica da igreja lhe renderam o título de Patrimônio Mundial da Unesco.

Unsplash

Basilique Notre-Dame de Fourvière

No topo da colina de Fourvière, encontra-se a Basilique Notre-Dame de Fourvière, principal símbolo de Lyon. Para chegar à igreja, é preciso subir em um funicular, ativo desde 1900. Além da basílica há um belo jardim, um parque, uma loja de presentes e um restaurante.

Unsplash

Musée Lumière

O Instituto Lumière foi erguido em homenagem aos irmãos Lumière, pais do cinema. O museu foi construído na casa onde eles viveram, expondo as ferramentas, história das tecnologias cinematográficas e outras peças de cinema antigo.

PatrimoineLyon