Modelo brasileira que mora no México indica pontos turísticos imperdíveis

Desde monumentos históricos às melhores praias, Paloma Wojahn lista os lugares que não podem ficar de fora do roteiro de brasileiros ao visitar o México

Foto: Acervo pessoal
A modelo internacional Paloma Wojahn indica pontos turísticos imperdíveis para sua próxima visita ao México


Durante o período de medidas restritivas para turistas em todo mundo, o México foi um dos únicos países que permitiram a entrada de turistas durante a pandemia. Considerado um dos refúgios de luxo dos brasileiros , a busca por passagens aéreas para o México aumentaram cerca de 218% no meio deste ano.

Há pouco mais de um ano, a modelo internacional Paloma Wojahn, natural de Novo Machado, no Rio Grande do Sul, se rendeu aos charmes mexicanos e se mudou para o país. Lá, teve a chance de conhecer diversos pontos turísticos. “O México me surpreendeu positivamente. Vim para passar uma temporada e me apaixonei. Estou aqui há um ano e ficarei alguns a mais, com certeza”, diz a modelo.


De acordo com Paloma, as pessoas não têm ideia do que é a realidade no México. “É um local muito receptivo e que te permite conhecer praias, cidades, museus, culturas e pessoas maravilhosas”, conta. Para os turistas brasileiros que têm o México na lista de desejos, Paloma indica alguns pontos turísticos e destinos imperdíveis no país.


Pirâmides de Chichén Itzá


Uma das sete maravilhas do mundo, a Pirâmide de Chichén Itzá, localizada na Península de Yucatán, é um templo maia que foi construído no século 6 depois de Cristo e ampliado entre os séculos 7 e 11. Paloma afirma que o monumento é um dos locais obrigatórios para se colocar no roteiro.

As pirâmides ficam a 3 horas de distância de Cancún e a 2 horas da Playa del Carmen, dentro da zona arqueológica de Chichen Itza. A construção é considerada um dos complexos arqueológicos mais famosos e icônicos do mundo.

Museus


O México também é um dos grandes palcos artísticos da América Latina e do mundo. Paloma indica três hotéis que farão os fãs de arte se admirarem. O primeiro é o Museu Nacional de Antropologia, que fica dentro do Parque de Chapultepec, na Cidade do México.

Focado em arqueologia e etnografia, o local possui um acervo muito completo sobre as civilizações pré-hispânicas do continente, como maias, astecas, toltecas e teotihuacanas. Recomenda-se tirar um dia inteiro para conhecer o museu.

Também na Cidade do México, o Museu Soumaya guarda mais de 60 mil peças de artes plásticas e decorativas, além de documentos históricos e itens religiosos que existem desde o século 15. O foco da curadoria é totalmente voltada para a produção artística e cultura produzida no México.

Por fim, a modelo indica o Museu Frida Kahlo, que apresenta o edifício onde a artista mexicana nasceu e viveu com o também artista Diego Rivera. A instituição também é conhecida como Casa Azul devido à cor das paredes externas. Além de Kahlo e Rivera, também estão expostas obras de outros artistas, além de fotografias, objetos pessoais e artefatos pré-hispânicos.

Pueblos mágicos


Para turistas que querem conhecer a essência do México, Paloma diz que é imprescindível participar do programa turístico pueblos mágicos (em português, povos mágicos), criado pela Secretaria de Turismo mexicana.

A iniciativa busca oferecer experiências turísticas em diversos povoados tradicionais do país que preservam a riqueza histórica local, apresentando aos visitantes as belezas naturais, artesanato, gastronomia, tradições folclóricas e a hospitalidade das vilas e dos cidadãos locais. “Alguns exemplos são Tepoztlán, Mitla, Tequila e Puebla. Vale muito a pena conhecer”, indica.


Praias e ilhas


Não tem como visitar o México e deixar as belíssimas praias de fora. O destino é muito buscado por quem adora ficar com o pé na areia, cheiro de mar e quer se cercar de vistas lindas. As águas cristalinas de Cancún são aclamadas pelos turistas brasileiros, incluindo os famosos

Além delas, Paloma indica que amantes de praia visitem a Riviera Maya, no nordeste da Península de Iucatã; a Ilha das Mulheres, com diversos resorts e atrações para quem gosta de desbravar recifes e corais em mergulhos; e as praias e ruínas de Tulum, que possuem diversas ruínas, penhascos e um mar turquesa.

A modelo também indica a Ilha de Cozumel, que abriga um cenário paradisíaco e, nas profundezas do oceano, o Museu Subaquático de Arte, um dos  pontos turísticos submersos mais famosos do mundo . “Ela é ótima para fazer snorkel e mergulho, junto a recifes e uma vida marinha abundante”, diz Paloma.

“Também recomendo Cabo San Lucas, que tem uma energia incrível. Ainda há cenotes esplêndidos no estado do Yucatán [onde estão localizadas as Pirâmides de Chichén Itzá] e Quintana Roo”, acrescenta.

Fique atento às medidas de segurança do México

Apesar de não terem fechado as fronteiras para brasileiros, Paloma afirma que o México tem adotado estratégias para evitar a propagação do vírus. A vacinação, aliás, está bem avançada no país. A modelo explica que o país tem adotado medidas para tornar a viagem segura tanto para os turistas como para os mexicanos.

“Para viagem como turista, brasileiros não precisam de visto e podem ficar no país por até seis meses. Mas é preciso comprovar local de hospedagem, passagens e condições para estar em solo mexicano por esse período”, orienta.