Países permanecem praticamente fechados para viajantes brasileiros; veja lista

Entre os países analisados, apenas três possuem restrições leves para a entrada de turistas partindo do Brasil, mas a maioria prefere não deixar brasileiros entrarem

A República Dominicana é um dos últimos países que não fechou as portas para o Brasil na pandemia
Foto: Shutterstock
A República Dominicana é um dos últimos países que não fechou as portas para o Brasil na pandemia


O Brasil tem passado por um de seus piores momentos desde o início da pandemia da Covid-19 e os brasileiros estão proibidos de entrar em mais de 70 países para evitar que a Cepa 1 do coronavírus, conhecida como a "variante brasileira de Manaus", se espalhe ainda mais pelo mundo. As restrições vão desde voos suspensos, o fechamento do país, entradas somente permitida a cidadãos ou quando o viajante atende a requisitos bem rigorosos.

Os números de casos e mortes dentro do Brasil têm refletido na comunidade internacional. Neste último domingo (25), por exemplo, o país atingiu a triste marca do maior número de mortes causadas pelo coronavírus nos primeiros quatro meses de 2021 (195.848) do que em 2020 inteiro (194.949 vítimas).


Por este motivo, 77 países como Canadá, Estados Unidos, Honduras, JamaicaPorto Rico, Venezuela, Colômbia, Suriname, Peru, Bolívia, Uruguai e Chile não têm aceitado turistas brasileiros. Já na Europa, Portugal, Reino Unido, Itália, Suíça, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Áustria, República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Polônia, Noruega, Suécia, Estônia e Lituânia também não querem viajantantes partindo do Brasil, de acordo com o site Skyscanner, atulizado nesta segunda-feira (26).

Além dessa lista, também há outros 74 países que aceitam turistas com algumas condições especiais, que podem incluir um teste negativo para a Covid-19 ou uma quarentena de até 15 dias em um hotel para conseguir transitar pelas ruas. Entre estes países na fase laranja estão México, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Equador, Guiana, Paraguai e Argentina. Na Europa estão Espanha, Irlanda, França, Grécia, Kosovo, Eslovênia, Croácia, Albânia, Sérvia e Romênia. Boa parte dos países africanos também estão mais receptivos para os brasileiros como Egito, Senegal, Etiópia, República Democrática do Congo, Nigéria, Angola, entre outros. Na Ásia, Nepal, Tailândia, Rússia, Coreia do Sul e Camboja também esão mais receptivos.

Por último, somente três pequenos países continuam abertos para o Brasil e, talvez, nem precise de quarentena para poder circular, são eles: Costa Rica, República Dominicana e Macedônia do Norte.

No mapa abaixo, você encontra um mapa atualizado em que os países em vermelho aparecem com máxima restrição, os laranjas são aqueles que permitem a entrada, mas com condições especiais e, em verde, aqueles que estão com livre acesso.

Foto: Skyscanner
Países restritos para brasileiros na pandemia


Você viu?