De guia arquitetônico a estrelas no Atacama: viaje pelo Chile sem sair de casa

Conheça as ferramentas para explorar o país virtualmente em tempos de isolamento social

Observar estrelas, explorar picos nevados da Cordilheira do Andes, caminhar pelas ruas de Santiago...Tudo isso está na lista das melhores coisas a se fazer numa visita ao Chile. Em tempos de isolamento social, no entanto, a diversão do viajante é observar, explorar e caminhar virtualmente.

Leia também: Para quando programar minhas férias e viajar novamente? Especialistas comentam

E para conhecer remotamente o país sul-americano, não faltam opções digitais. A seguir, conheça cinco aplicativos para smartphone para conhecer o Chile .

Chile 360°

O aplicativo Chile 360 permite que o turista conhece diversos pontos turísticos do país.
Foto: shutterstock
O aplicativo Chile 360 permite que o turista conhece diversos pontos turísticos do país.

Este aplicativao oferece uma experiência de realidade virtual em alguns dos principais pontos turísticos do país, como Deserto do Atacama , Torres del Paine e Ilha de Páscoa. A experiência em VR permite ao viajante ter uma boa noção do que vai encontrar nos diferentes destinos chilenos.

O app, disponível para iOS e Android, também permite o download de seus conteúdos favoritos no smartphone, dando a chance de curtir dos cenários sem precisar estar conectado à internet.

Chille Mobile Observatory

Foto: Getty Images
Um dos melhores lugares do mundo para observação astronômica, o app Chille Mobile Observatory permite apreciar o céu estrelado do chile direto do celular.

O app é basicamente um observatório astronômico que cabe no celular, permitindo apreciar na telinha imagens de estrelas, nebulosas, colisão de galáxias e gigantescas explosões estelares.

O Chile é hoje um dos melhores lugares do mundo para a observação astronômica, com mais de 40% dos observatórios científicos do planeta instalados no norte de seu território. Um dos objetivos do app é incentivar o astroturismo pelo país, forte em regiões como o Deserto do Atacama e o Vale de Elqui. Está disponível para iOS e Android.

Leia também: Estádios, museus e até jogo virtual: Alemanha reinventa o turismo

BauhausStgo

Foto: shutterstock
O aplicativo BauhausStgo permite que o turista aprecie a arquitetura da capital chilena, com ênfase em edifícios históricos.

Este aplicativo divulga o patrimônio arquitetônico de Santiago , com ênfase em edifícios históricos como o Museu Nacional de Belas Artes de Santiago. Nele, é possível visualizar uma seleção de 30 edifícios na capital, num mapa interativo. Pode ser baixado na Play Store.

Aysén Patagonia Chile

Foto: shutterstock
Aplicativo ideal para planejar uma futura viagem para o chile, o Aysén Patagonia Chile fornece dicas de hospedagem, alimentação e serviços.

Guia digital do Serviço Nacional de Turismo do Chile com espetaculares imagens do sul do país, além de mapas da região que fornecem dicas de hospedagem, alimentação e serviços gerais. Ou seja, é a ferramenta ideal para planejar uma futura viagem.

O conteúdo é dividido em quatro regiões: Carretera Austral Norte, Carretera Austral Sul, Coyhaique-Aysén e Fiordes e Canais Patagônicos. Roda nos sistemas iOS e Android.

Leia também: Como acumular milhas agora para viajar depois da pandemia

Chile Travel App

Foto: Divulgação
Lançado pelo portal oficial de turismo do chile, o Chile Travel App conta com conteúdo essencial para o turistas conhecer mais o país.

O portal oficial de Turismo do Chile lançou recentemente o Chile Travel APP, que apresenta um resumo de todas as regiões turísticas do país. Destaque para a galeria de imagens e os conteúdos relativos aos Parques Nacionais, centros de esqui e vinícolas. O app conta também com ferramenta de conversão de moeda para o peso chileno, mapa de transporte público, locais com wi-fi, experiências oferecidas em cada destino, passeios turísticos e clima de cada região, tudo em português. Disponível na Apple Store e na Play Store.