Fora do tradicional! Veja 19 lugares para viajar entre os mais desejados em 2019

A Airbnb fez um levantamento e descobriu que os destinos mais buscados pelos turistas não são os clássicos e turismo sustentável é novo queridinho

O ano de 2019 mal chegou e já tem muito turista planejando sua viagem para os próximos meses – seja para destinos pertos do Brasil ou para locais longes e com uma cultura completamente diferente. Considerando uma combinação de dados de buscas, reservas e listas de desejos de lugares para viajar, o Airbnb identificou quais são os 19 destinos que estão nos planos dos viajantes e podem servir de inspiração.

Leia também: 10 lugares para viajar em 2019 fugindo dos destinos convencionais

Foto: shutterstock
Dados da Airbnb indicam quais são os lugares para viajar que mais cresceram em buscas e prometem ser tendências


As opções de destinos são bem variadas, indo do estado brasileiro de Santa Catarina a uma ilha no sudeste da China em que não são permitidos carros. A análise feita pelos especialistas do Airbnb aponta que a maioria dos lugares para viajar em 2019 são focados no turismo mais sustentável e autêntico.

19 lugares para viajar muito desejados

Foto: Divulgação/Airbnb
São muitos os lugares para viajar que estão na lista de desejo dos viajantes para 2019 e a maioria não é convencional


Destinos emergentes como Accra, em Gana, estão ganhando destaque. Lugares que apoiam a sustentabilidade ambiental como Calábria, na Itália, também. O interessante é que regiões que oferecem a oportunidade de ajudar a reconstruir comunidades após desastres naturais, como Kaikoura, na Nova Zelândia, aparecem na lista e mostram que muitos turistas querem sair do convencional. Veja:

  1. Kaikoura, Nova Zelândia
  2. Xiamen, China
  3.  Normandia, França
  4. Great Smoky Mountains, EUA
  5. Buenos Aires, Argentina
  6. Accra, Gana
  7. Moçambique
  8. Ilhas Ocidentais, Escócia
  9. Wakayama, Japão
  10. Montanhas Catskill e Vale do Hudson, EUA
  11. Santa Catarina, Brasil
  12. Batumi, Geórgia, EUA
  13. Puebla, México
  14. Winnipeg, Canadá
  15. Pondicherry, Índia
  16. Uzbequistão
  17. Calábria, Itália
  18. Andaluzia, Espanha
  19. Taiwan

1. Kaikoura, Nova Zelândia

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Kaikoura, Nova Zelândia



A região foi fortemente atingida por um terremoto de 7,8 pontos em 2016. Trata-se de uma cidade costeira na Nova Zelândia que está se esforçando para dar a volta por cima. O serviço de transporte público já está funcionando a todo vapor e isso torna fácil a locomoção por lá. Uma das principais atrações são os observatórios de baleias e focas.

2. Xiamen, China

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Xiamen, China



O destino é uma cidade portuária com um clima romântico e ideal para uma viagem a dois. Ocupando a segunda posição da lista de lugares para viajar em 2019, Xiamen é uma cidade que abriga Kulangsu, uma ilha somente para pedestres que fica próxima à costa e é muito visitada por quem quer degustar frutos do mar. 

3. Normandia, França

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Normandia, França



Esse é daqueles lugares que carregam fortes traços históricos e, por isso, agrada os turistas que gostam de conhecer a cultura local. O visitante pode participar, por exemplo, da comemoração do 75º aniversário do desembarque do Dia D, um fato histórico que aconteceu na Segunda Guerra Mundial. A cidade fica a apenas duas horas de trem de Paris. 

4. Great Smoky Mountains, EUA

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Great Smoky Mountains, Estados Unidos



Essa cordilheira, localizada nos estados do Tennessee e da Carolina do Norte, abriga o parque nacional mais visitado dos Estados Unidos. É um daqueles lugares para viajar que são muito indicados para quem gosta de natureza e quer ter um contato próximo com plantas e animais, já que a região faz parte da Reserva Internacional da Biosfera da UNESCO.

A boa notícia é duas trilhas locais estão reabrindo após terem sido danificadas em um incêndio florestal que aconteceu há cerca de dois anos. 

5. Buenos Aires, Argentina

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Buenos Aires, Argentina


Além de ser uma cidade estrangeira próxima ao Brasil, o que torna Buenos Aires, na Argentina, atraente para os viajantes é a valorização do Real comparado ao peso, moeda local. A constante alta do dólar e o euro promete fazer esse destino famoso pelo tango e pela boa gastronomia um dos lugares para viajar de destaque em 2019

6. Accra, Gana

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Accra, Gana


Gana é um país africano que está emergindo como um destino voltado para viagens espirituais. Oferecendo a chance de uma auto descoberta, o local tem recebido um grande fluxo de viajantes internacionais. Entre as atrações locais estão: o Makola Market, que oferece um diferente bazar colorido; e as praias de Labadi e Kokrobite, ao longo do Golfo da Guiné, que possuem uma interessante vida noturna.

7. Moçambique

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Moçambique


Tem mais destino africano na lista e esse é considerado um refúgio no sul desse país. Moçambique é rodeado pelo Oceano Índico e é o lar de dois mil tipos de peixes que podem ser observados em um mergulho. Quem for muito fã de animais ainda pode ver de perto flamingos cor-de-rosa, crocodilos do Nilo, golfinhos e outras espécies não comuns.

Leia também: Casamento na praia, voando ou no mar? 10 destinos que são tendência

8. Ilhas Ocidentais, Escócia

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Ilhas Ocidentais, Escócia


O local é uma cadeia de ilhas ao longo da costa oeste da Escócia, além de ser cercado por natureza e possuir uma ampla vida selvagem. O inusitado é que uma das atrações que mais chamam a atenção é o aeroporto local, pois é um dos únicos no mundo em que os aviões pousam em uma praia, tornando todo pouso e decolagem um espetáculo.

9. Wakayama, Japão

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Wakayama, Japão


Outro destino inusitado que aparece na lista é essa região adjacente a Osaka, conhecida como “centro espiritual do Japão”. O número de viajantes que ocupam acomodações temporárias nos 52 templos budistas sagrados em Koyasan só aumenta. Essa experiência costuma incluir meditação, serviços do templo, jardinagem e cozinha vegetariana.

10. Montanhas Catskill e Vale do Hudson, EUA

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Montanhas Catskill e Vale do Hudson, Estados Unidos


Este ano está sendo considerado ideal para visitar esta região americana, pois será comemorado o 50º aniversário do festival Woodstock e a festa promete ter muita música boa. Fora isso, o destino conta com trilhas para caminhadas e montanhas para prática de esqui e snowboard.

11. Santa Catarina, Brasil

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Santa Catarina, Brasil


Também tem destino brasileiro na lista. Ele fica no sul do país e conta com belas praias e montanhas. Houve um crescimento nas reservas de cidades como Joinville, Itajaí e Blumenau, além da capital, Florianópolis, que constantemente está na lista de lugares para viajar mais reservados para os feriados.

O destino conta com fortes influências alemãs, principalmente em Blumenau que realiza a mais famosa Oktoberfest do país. Já em Balneário Camboriú, o que encanta são as belezas naturais e em Florianópolis há parques temáticos para toda a família.

12. Batumi, Geórgia

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Batumi, Geórgia


Batumi pode ser pouco conhecida, mas é a segunda maior cidade da Geórgia. O destino conta com um animado calçadão e tem muita diversão noturna, tudo em um bairro antigo que faz o turista viajar no tempo. Outras atrações bem distintas são as praias, para os dias de calor, e as estações de esqui, para os dias mais frios.

13. Puebla, México

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Puebla, México


Essa cidade fica apenas a duas horas de carro da Cidade do México e é uma alternativa para quem busca destinos com belas praias. Em 2017, aconteceu um terremoto na região e, mesmo assim, o Airbnb notou um grande crescimento e interesse dos viajantes que buscam por lugares para viajar em 2019.

14. Winnipeg, Canadá

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Winnipeg, Canadá


Toronto e Vancouver são cidades muito procuradas pelos viajantes que desejam fazer um intercâmbio, mas Winnipeg, uma das maiores cidades canadenses, vem ganhando destaque por oferecer atrações culturais para moradores e viajantes, como o The Forks, que são armazéns históricos transformados em lojas e restaurantes com um espaço ao ar livre usado para festivais de verão e shows.

15. Pondicherry, Índia

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Pondicherry, Índia


Você sabia que esse destino é considerado a capital francesa da Índia? Pondicherry está entre os lugares para viajar mais desejados da lista e tem bons motivos para isso. Por lá, você encontrará vilas coloniais famosas por ter “cor de açafrão” e lojas charmosas.

A região está a poucas horas de carro da capital do estado de Chennai e a melhor época para visitar a cidade costeira é entre os meses de novembro e fevereiro, pois o clima está mais moderado.

16. Uzbequistão

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Uzbekistan


O Uzbequistão é mais um destino rico em história que está investindo em viagens aéreas, conexões ferroviárias de alta velocidade e processos simplificados para vistos que atraem cada vez mais turistas – e parece que está dando certo. Uma das curiosidades é que o destino possui dias de sol em cerca de 300 dias no ano.

17. Calábria, Itália

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Calabria, Itália


Mesmo não estando entre os lugares para viajar mais conhecidos e explorados da Itália, Calábria está começando a chamar atenção por ter várias coisas que os viajantes geralmente procuram, como montanhas, parques nacionais, aldeias medievais, um extenso litoral e uma atmosfera descontraída e rústica.

18. Andaluzia, Espanha

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Andalusia, Espanha


Essa é uma região montanhosa na Espanha que fica na costa sul e é conhecida por abrigar as pitorescas cidades de Granada, Córdoba e Sevilha. A arquitetura local chama atenção e atrações como o castelo Alcázar, em Sevilha, se destacam. A Mesquita de Córdoba e o palácio Alhambra de Granada também estão entre os pontos turísticos.

Leia também: A grana está curta? 9 destinos incríveis no Brasil para viajar gastando pouco

19. Taiwan

Foto: Divulgação/Airbnb
Lugares para viajar em 2019: Taiwan

Taipé ainda é a cidade do Taiwan que mais atrai os turistas, principalmente por causa dos mercados noturnos. Entretanto, os distritos de Daxi, por exemplo, também vem ganhando destaque por oferecer uma variedade de atrações históricas e culinárias. Já Yujing chama atenção pelas fazendas de manga e fontes termais. Por essas e por outras, esse país é destaque na lista de lugares para viajar em 2019.