Berlim no verão: passeie pelas principais atrações da capital alemã

A cidade, considerada um museu a céu aberto, possui diversos pontos turísticos que faz o turista viajar pela história e cultura desse país

Berlim, capital da Alemanha , é considerada a cidade mais cosmopolita da Europa e sua clássica arquitetura torna o destino um verdadeiro museu a céu aberto. As construções são cheias de história e o turista pode viajar no tempo durante os passeios pela cidade. Esta época do ano é uma das melhores para visitar o local, porque por lá eles estão em pleno verão.

Durante a estação mais quente do ano, o sol costuma se por muito tarde e nasce praticamente de madrugada, ou seja, o turista tem a sensação de que está aproveitando muito mais o dia. Além disso, o clima agradável facilita fazer os passeios ao ar livre e admirar as belas paisagens de Berlim .

Principais atrações turísticas de Berlim

Foto: shutterstock
Berlim, na Alemanha, é um destino cosmopolita que possui diversas atrações para serem feitas ao ar livre no verão


Caso esteja sonhando ou planejando uma viagem para Berlim, veja quais são as principais atrações da cidade no verão indicadas pelo Peixe Urbano.

» East Side Galery

Foto: Reprodução/Pinterest
O East Side Galery é o que restou do Muro de Berlim e diversos artistas deixaram mensagens de paz no local


Trata-se de uma galeria ao ar livre que expõe o que restou do histórico Muro de Berlim, que ganhou destaque ao redor do mundo durante a Guerra Fria por dividir a Alemanha em duas partes: a Ocidental, capitalista, e a Oriental, socialista. A queda do polêmico muro aconteceu em 1990, e artistas do mundo todo deixaram diversas mensagens de esperança e paz por lá. As obras de arte rendem belíssimas fotos aos viajantes.

» Portão de Brandemburgo

Foto: shutterstock
O Portão de Brandemburgo já marcou uma divisão em Berlim no período de guerras, mas hoje é uma importante atração


Atualmente o imponente local é símbolo da reunificação da Alemanha e se tornou um dos monumentos mais conhecidos do país. O Portão de Brandemburgo marcou a divisão que existia entre o Leste e Oeste da cidade durante o período de guerra. A atração é uma construção que começou em 1789 e foi concluída em 1791, o responsável pelo monumento é o arquiteto Carl Langhans. O ponto turístico está localizado na Praça Pariser Platz, em uma charmosa avenida chamada Unter den Linden.

» Palácio do Reichstag

Foto: shutterstock
Palácio do Reichstag é um local histórico de Berlim que foi bombardeado na guerra e depois foi restaurado


Em 1884, o arquiteto Paul Wallot planejou e ajudou a erguer esse local histórico, durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi alvo de um ataque e acabou sendo bombardeado, mas passou por um processo de restauração entre 1961 e 1964. Hoje, o palácio abriga o parlamento alemão, e os turistas podem fazer um tour gratuito à cúpula desse prédio tão significativo para o passado alemão. Para realizar o passeio é simples, basta agendar no próprio site do palácio.

» Berliner Fernsehturm

Foto: shutterstock
Berliner Fernsehturm é torre de televisão mais popular de Berlim; de lá é possível ter uma ampla visão da cidade


Com 203 metros de altura, o que era para ser apenas uma torre de televisão se tornou um famoso ponto turístico. A Berliner Fernsehturm está localizada na Praça Alexanderplatz, no Centro da cidade. Devido a sua grandiosidade, o monumento oferece uma visão panorâmica da cidade e, além de admirar a vista, é possível aproveitar a visita em um bar e restaurante que fica no local e conta com atrações diárias.

» Gedächtniskirche

Foto: shutterstock
A Igreja Memorial Imperador Guilherme é um ponto turístico que marca a devastação que a guerra causou em Berlim


A atração – com um nome aparentemente impronunciável – também é conhecida como Igreja Memorial Imperador Guilherme e está na lista dos pontos turísticos mais famosos da cidade. O local é uma construção neo-romana que demorou cerca de quatro anos para ser concluída, de 1891 a 1895, e foi feita em homenagem ao Rei Guilherme I, da Alemanha. A igreja sofreu bombardeios e sua torre se tornou um símbolo da grande devastação que a Segunda Guerra Mundial causou no país.

» Checkpoint Charlie

Foto: shutterstock
O Checkpoint Charlie é uma reprodução de um posto militar que era ocupado por americanos em Berlim


Durante a Guerra Fria, o Checkpoint Charlie servia como um posto militar que era ocupado por americanos na fronteira entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental. Como isso faz parte de um importante momento da história, foi feita uma réplica dessa cabine na Rua Friedrichstrasse, e o local passou a atrair inúmeros turistas. Na mesma rua, o visitante também encontrará o Museu Checkpoint Charlie, que foi fundado por ativistas e conta com exposições sobre o Muro de Berlim e os movimentos de direitos humanos.

» Holocaust-Mahnmal

Foto: shutterstock
O Holocaust-Mahnmal, ou Memorial do Holocausto, é dedicado aos judeus que foram mortos em Berlim na guerra


O local foi pensado para ser um Memorial aos Judeus Mortos da Europa, ou basicamente um Memorial do Holocausto, dedicado aos milhões de judeus que foram mortos durante a Segunda Guerra. O memorial fica entre a Potsdamerplatz e o Portal de Brademburgo e conta com impressionantes 2.711 blocos de concreto cinza escuro e também um anexo subterrâneo em que foram marcados os nomes das vítimas de trágico holocausto.

» DDR Museum

Foto: shutterstock
No DDR Museum, o turista pode voltar no passado de Berlim e ter uma noção de como era o dia a dia antigamente


Este é  outro museu alemão que trás a tona a história do país, recordando como era o dia a dia dos alemães na época da Deutsche Demokratische Republik (DDR), época em que a região fazia parte do lado oriental e comunista do país. Durante o passeio, os turistas têm a oportunidade de conhecer os costumes e objetos utilizados na época e perceber a forte influência cultural que a Rússia tinha no território alemão. O visitante também pode entrar no Trabant, um famoso carro da época, e através de um telão interativo pode fazer um “passeio” pelas ruas da cidade.

» Biergartens

Foto: shutterstock
Os Biergartens são espaços abertos de Berlim em que as pessoas podem curtir ao ar livre e degustar cervejas e salsichas


Esta é uma indicação para o turista que quer aproveitar o verão berlinense em locais abertos. Os Biergartens são áreas externas que estão espalhadas por toda cidade e nelas, o visitante pode curtir o passeio degustando diferentes cervejas alemãs e também os populares salsichões, chamados de bratwurst. É uma ótima opção atração para quem quer socializar e mergulhar na cultura local.

» Culinária local

Foto: shutterstock
O döner kebab é facilmente encontrado em Berlim, trata-se carne assada num espeto vertical depois fatiada


Vale ressaltar que vai além da cerveja e dos salsichões e é muito rica. Como é uma cidade cosmopolita, Berlim é bem diversificada, sendo possível encontrar fast foods e restaurantes com pratos da cozinha internacional. Entretanto, o destaque na cidade é a gastronomia árabe, e entre os pratos mais populares estão: o döner kebab (carne assada num espeto vertical e fatiada antes de ser servida) e o falafel (salgadinho frito de grão-de-bico ou fava moídos, normalmente misturados com alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho).