"Narcos" na vida real: roteiro em Medellín refaz passos de Pablo Escobar

Museu, cemitério, ex-presídio, cenários conhecidos e mais. Faça um roteiro turístico pela cidade do traficante de drogas mais conhecido da Colômbia

A vida de Pablo Escobar, o maior traficante de drogas da história da Colômbia, foi retratada na série “ Narcos ”, produzida pela Netflix, e se tornou um grande sucesso. Nos anos 1980, Medellín ficou conhecida como a casa desse emblemático personagem e fazendo um roteiro especial pela cidade, você pode acompanhar os passos de Escobar e se sentir literalmente dentro da série.

Leia também: Hotel de "Game of Thrones" fica na Finlândia e é formado por esculturas de gelo

A série 'Narcos' se passa em Medellín, cidade que ficou famosa por abrigar o traficante Pablo Escobar
Foto: Divulgação/Netflix
A série 'Narcos' se passa em Medellín, cidade que ficou famosa por abrigar o traficante Pablo Escobar


Comece o roteiro turístico por Medellín , dando uma paradinha no cemitério Montesacro, pois é lá que Pablo Escober, seus pais e familiares estão enterrados. De acordo com informações do Peixe Urbano, o local tem fácil acesso e fica próximo à estação de metrô Sabaneta, sentido Estrella.

Nos bairros pobres da cidade, Pablo era considerado um verdadeiro herói. Isso porque houve um incêndio na favela Moravia e o traficante teve a iniciativa de financiar a reconstruir a comunidade, levantando mais de 400 casas. O bairro acabou se tornando o lar do personagem interpretado por Wagner Moura na série. A entrada que dá acesso ao local é chamada de Calle 38b.

Locais marcados por tragédias

Quem acompanha a série, deve saber que a família Escobar sofreu um ataque do Cartel de Cali, em 13 de janeiro de 1988, dando fim ao pacto de paz entre os grupos rivais da época. O local onde aconteceu esse episódio era o luxuoso Edifício Mônaco, que atualmente está abandonado e é controlado pelo governo Colombiano. O endereço para ver de perto a atração é Carrera 44, N° 15 Sur 31.

Foto: Reprodução
Medellín, na Colômbia, conta com vários pontos turísticos que remetem a vida do traficante Pablo Escobar


Leia também: Roteiro de viagem é inspirado em personagens de "House of Cards"

Você também pode conhecer a casa em que um dos homens mais procurados mundo foi morto, em 2 de dezembro de 1993. Enquanto tentava fugir pelo telhado da casa, o traficante foi surpreendido pela polícia colombiana e pela CIA. A residência que marca o fim de Pablo fica na Calle 45g.

Novas atrações 

Outro ponto turístico é a La Catedral, uma famosa prisão construída pelo próprio Escobar. Ele ficou preso por lá entre 1991 e 1992, porém possuía inúmeras regalias. Segundo especialistas do Peixe Urbano, atualmente, funcionam no espaço um mosteiro e um hospital que atende idosos e desabrigados. O local fica em Envigado, cidade vizinha de Medellín.

Leia também: Conheça Nova York visitando os cenários de filmes e séries de sucesso

Por fim, conheça a residência oficial da família. Conhecida como Hacienda Nápole, a propriedade possui cerca de 22 km²  e faz parte dos cenários da primeira temporada de “Narcos”. A mansão deu espaço a um parque temático com hotéis, toboáguas e até zoológico, fora um museu sobre o traficante. O parque fica em Puerto Triunfo, a 180 km de Medellín, no endereço Kilómetro 165 de la, Autopista Medellín-Bogotá.