Vai visitar o Japão? Veja dicas de passeios para fazer por lá

O Japão chama muita atenção de turistas por suas diferenças culturais. Nesta semana, o viajante e colunista do iG Turismo Roberto Rodrigues traz dicas de como aproveitar melhor o exótico país; confira

Um dos lugares do mundo que tenho muita vontade de conhecer é Tóquio: pela sua cultura, tecnologia, personagens urbanos, belezas naturais e pelo povo incrível. Enquanto isso não acontece, trouxe a digital influencer Bruna Nakano, que reside no Japão há cinco anos, para contar com exclusividade como é viver nessa grande metrópole que é Tóquio.

Leia também: Veja 5 dicas de viagens curtas pelo Brasil

O Japão atrai turistas do mundo todo
Foto: Arquivo pessoal
O Japão atrai turistas do mundo todo

Experiência de Bruna Nakano

Eu poderia ficar horas escrevendo e contando sobre o Japão. Afinal, morei cinco anos nesse universo paralelo onde tudo é extremamente diferente. A língua, a comida e a cultura são os principais fatores pelos quais o país me atrai tanto! Eu sou do tipo de turista que experimenta de tudo, pesquisa mil lugares para visitar a cada viagem. Com o Japão, não poderia ser diferente.

Morando no país, tive a oportunidade de vivenciar todas as estações bem definidas e todas as festas sazonais de lá. Minha maior dificuldade sempre foi a língua. Dificilmente você vai encontrar um japonês falando inglês fluentemente e eu sempre precisava de um tsuyaku (tradutor) quando o assunto era mais sério.

A educação é sensacional! Não vi igual em nenhum outro país que já visitei! A limpeza do país também é algo de se admirar! 

Foto: Arquivo pessoal
Bruna Nakano morou no Japão por cinco anos

Leia também: Que tal uma viagem para Fernando de Noronha? 5 dicas para aproveitar a ilha

E sobre a comida, não se preocupem porque tem de tudo! Desde as comidas mais tradicionais japonesas até as americanizadas e abrasileiradas. Indico que vocês experimentem comidas bem regionais, como sukiya, yoshinoya, coco curry, lamen, sushi, onigiri... São opções baratíssimas; com $ 10 dólares (entre R$ 30 e R$ 40) você come horrores! Não deixe de visitar um yakiniku, o famoso restaurante de churrasco japonês em que você paga por uma hora e come à vontade. Na mesa há uma grelha e você mesmo prepara o seu churrasco.

Sobre onde ir, se jogue em Tóquio ! Lá você vai encontrar de tudo. Conheça Shibuya e a rua mais famosa do mundo (aquela de Velozes e Furiosos), a moda japonesa com uma modelagem extremamente pequena; a estátua do famoso Hatchiko (o cãozinho que esperava seu dono na estação de Shibuya), o Seibu cheio de marcas de mercado de luxo, e a Condomania, uma loja com as camisinhas mais bizarras que você vai ver na vida. Aproveite também para subir no Starbucks e no Hikarie para fotografar a rua mais famosa do mundo.

Foto: Arquivo pessoal
Bruna Nakano no Bairro Shibuya

Harajuku tem cheiro de crepe doce, garotas vestidas de anime por todos os lados e também dá para fazer compras. Há muitas lojas com promoções e coisas que você só encontra por lá. É lei passar pela rua Takeshita-dori para essas comprinhas! Akihabara, o paraíso nerd, cheio de eletrônicos e mangás em que você encontra MUITAS opções de eletrônicos. Vale visitar o sexshop de cinco andares perto da estação: ele tem um andar só de calcinhas usadas à venda. Bizarro! Não deixe de passar por Roppongi e se jogar nas baladas japonesas ( que de japonesas não têm nada, são a cara da América). Também indico a antiga Gaspani, que agora se chama Line.

Leia também: Veja dicas para aproveitar Juquehy no litoral norte de SP

Se tiver um tempinho, visite um templo, eles são bem tradicionais e você não vai se arrepender! Se for no inverno, não deixe de conhecer um onsen, são os famosos banhos super quentes. Aproveite  também para fazer snowboard.

A minha dica é a de que, antes de viajar, você tente conhecer ao máximo a cultura do Japão para não cometer nenhuma gafe. De resto, se jogue e aproveite ao máximo! Quer mais dicas de viagens? Acompanhe a coluna do Roberto Rodrigues  no iG Turismo.