Viagem pela Malásia: Penang é ótima indicação no sudeste asiático

Colunistas do Turismo, Gisella e Fernando contam detalhes de como foi conhecer ilha que abriga cidades cheias de cultura e atividades interessantes

Esta semana vamos te levar para um lugar pouco conhecido da Malásia: o estado de Penang. Ele fica ao norte do país e conta com muitas atividades para os turistas. Temos que confessar que nunca tínhamos ouvido falar desse lugar antes de entrarmos em contato com o consulado malaio para solicitar algumas indicações.

Foto: Arquivo pessoal
Gisella e Fernando contam como foi a aventura que viajar pela Malásia e conhecer Penang

Leia também: Passeio em Ubatuba: aposte nas trilhas e descubra praias paradisíacas

Partimos de Singapura em uma viagem de ônibus para a Malásia , mas não recomendamos para ninguém por ser muito longa e cansativa. O preço da passagem acaba compensando, porém, sem dúvida, um voo seria muito mais vantajoso para ligar Singapura a capital Kuala Lumpur.

Quando fizemos essa reunião no consulado, nossa ideia era ir somente para a capital do país, mas a sugestão do simpático cônsul foi para visitarmos o estado de Penang , a maior e mais povoada ilha desse país do sudeste asiático. Ficamos muito entusiasmados e colocamos no planejamento.

Lugar estruturado

Chegando lá, passamos um dia na capital Kuala Lumpur , depois pegamos estrada rumo ao norte, em uma longa viagem que levou mais de 4 horas. Não estávamos sozinhos nesse passeio, o cônsul que conhecemos em São Paulo nos colocou em contato com uma pessoa muito simpática, o Joeson.

Esse rapaz é da região de Penang e nos mostrou tudo o que a cidade tem a oferecer. O tour já começou saindo de Kuala Lumpur. Nesse trajeto já percebemos como o país é bem estruturado em termos de estrada, sendo muito seguro e viável fazer viagens longas por ali.

Foto: Arquivo pessoal
O lugar é cheio de atrações culturais e arte

Logo que chegamos, já ficamos impressionados com a estrutura e o tamanho do estado, que tem aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, o que é muito considerando que a região metropolitana tem 2 milhões de habitantes.

Penang é o segundo menor estado do país e o oitavo mais povoado. O interessante de lá é o contraste que existe, no mesmo local que ficam pequenos comércios e barraquinhas de comida de rua estão lojas e shoppings atuais e modernos.

Cavernas de Batu Caves

Nosso passeio começou nas cavernas de Batu Caves , localizada no estado de Selangor . Uma montanha enorme, cheia de verde e repleta de história com mais de 400 milhões de anos. A subida para visitar o templo Hindu precisa ser feita a pé e são 272 degraus até o topo. No início da escadaria fica uma estátua imponente do Deus Murugan, de 42,7 metros de altura.

Batu Caves Templo, Malásia

Esse templo nos chamou a atenção por suas cores e arquitetura. Assim que subimos as escadas, nos deparamos com uma caverna enorme, com muitos devotos hindus em peregrinações.

Leia também: Histórias de um viajante: um dia para escalar maior montanha do Sudeste da Ásia

É um local bem úmido e com pouca iluminação, mas repleto de espiritualidade. Um buraco no teto da caverna faz a luz natural entrar e deixa o lugar ainda mais bonito. Os macacos fazem parte de todo o passeio e é preciso muito cuidado com eles, pois são muito espertos e tiram da sua mão qualquer coisa, mesmo não sendo comida.

George Town, patrimônio da humanidade

Após esse passeio, nós seguimos até George Town , a principal cidade do estado de Penang. Um lugar simplesmente apaixonante que foi transformado em patrimônio da humanidade, em 2008, pela Unesco. A cidade é repleta de arte e cultura de rua para todos os gostos.

Foto: Arquivo pessoal
Uma das coisas mais legais que fizeram em George Town foi se perder de bicicleta

Os turistas e os locais podem desfrutar de restaurantes variados pela cidade. Alugar uma bicicleta e se perder em George Town foi umas das melhores atividades que fizemos.

Perrengues na viagem

Também passamos por alguns perrengues. Estávamos viajando já havia algum tempo e era preciso lavar a roupa da mala. Andamos muito por uma manhã inteira num calor de rachar e não achávamos nenhuma lavanderia. Todas as que tínhamos visto pela internet não existiam mais.

Continuamos andando de um lado para o outro percebemos que a cidade não tem tratamento de esgoto . Foi um momento um pouco desagradável. Nós caminhamos alguns quarteirões pelo centro e era possível ver que o esgoto fica a céu aberto, entre as casas e as ruas.

Jantar animado

Como já estava anoitecendo, nós resolvemos procurar um local interessante para jantar. Nosso amigo Joeson nos levou para conhecer o Lok Lok . Um tradicional “founde” da Malásia. A ideia é trocar experiências, portanto, nada de procurar uma mesa só para nós.

Foto: Arquivo pessoal
Os viajantes tiveram um jantar animado com pessoas desconhecidas de outros países

Sentamos em uma que já tinham algumas pessoas e fomos muito bem recebidos. Experimentamos deliciosos frutos do mar e durante todo o jantar ouvimos histórias inesquecíveis.

Chew Jetty, a cidade flutuante

Nosso passeio por George Town continua em Chew Jetty , a cidade flutuante. Vamos confessar que a gente não conseguia entender direito o que era essa cidade flutuante até chegarmos lá. Logo na entrada tem uma placa dizendo que é proibido o acesso de bicicletas ou motos e assim que entramos percebemos o quão estreita era essa via de madeira.

Foto: Arquivo pessoal

Casas e comércio se confundem e podemos notar que as casas ficam ao fundo e a lojinha de cada morador logo à frente. Os pescadores moram na cidade flutuante e fazem dela a marina para seus barcos.

Templo Budista Kek Lok Si

Para terminar o nosso passeio, nós fomos conhecer o Templo Budista Kek Lok Si , que dizem ser o maior da Malásia, e fica no topo de uma montanha com vista para a cidade. A vista é de encher os olhos e o templo é maravilhoso.

Kek Lok Si Templo é uma belo lugar que traz muita tranquilidade e paz

Leia também: 10 prédios mais altos do mundo que valem a pena conhecer

Nossa passagem por Penang, na Malásia, nos deixou encantados com o lugar. Aprendemos sobre a cultura, hábitos, arte, gastronomia, religião e ainda levamos amigos, como o Joeson, para a vida.