Alentejo: a maior região de Portugal encanta os turistas pela conservação

A região já recebeu prêmios reconhecidos internacionalmente no campo do turismo. Desino tem atrações que vão de praias a museus e locais intocados

Alentejo é a maior região de Portugal e um dos destinos mais preservados do país europeu. O local possui um ar calmo, praias intocadas, castelos e monumentos históricos. Já recebeu três títulos da UNESCO e outros prêmios que são reconhecidos no setor do turismo. É um destino ainda pouco explorado, que possui atrações para todos os viajantes.

Castelo de Reguengos de Monsaraz, em Alentejo, está entre as atrações turísticas
Foto: Divulgação
Castelo de Reguengos de Monsaraz, em Alentejo, está entre as atrações turísticas


Composto por povoados, vilas e cidadezinhas, Alentejo conta com pontos turísticos espalhados por todo o extenso território. A arquitetura antiga das construções dão mais charme à região e encanta os turistas.

Para aproveitar o destino ao máximo, veja quais são os cinco lugares que você precisa visitar em Alentejo:

Mértola

O local fica em meio a um parque natural e proporciona ao turista uma bela vista do rio Guadiana . A região é uma antiga cidade muçulmana e as construções da época permanecem preservadas e as culturas se misturam. Por exemplo, é possível ver uma mesquita que passou a ser uma igreja católica. Para completar, a cada dois anos acontece, em maio, o Festival Islâmico de Mértola .

Monsaraz

Foto: Divulgação
Vista do Castelo de Monsaraz


É uma vila com características medievais, que faz o turista viajar no tempo andando pelas estreitas ruas de pedra. Entre as principais atrações estão a Igreja de Santiago , local em que são realizas mostras de arte, o Castelo de Monsaraz e a Casa da Inquisição , museu que conta a trajetória da cultura judaica na vila.

Elvas

Foto: Divulgação
Praça de Elvas é excelente para uma caminhada


Considerada uma cidade-quartel, a região sofreu muitos atraques ao longo da história por fazer fronteira com a Espanha . As fortificações são consideradas pela UNESCO  Patrimônio Mundial da Humanidade . Além disso, conta com construções importantes como os Fortes da Graça e de Santa Luzia, Fortins de São Mamede, São Domingo e São Pedro. Outra opção de passeio é visitar o Castelo de Elvas.

Sines

Foto: Diuvlgação/Victor Carvalho
Porto Covo, Sines


A região é uma antiga vila de pescadores que possui algumas das melhores praias da Europa . Os surfistas vão adorar conhecer São Torpes e os mais reservados vão preferir Samoqueira . Fora as opções de praias, o turista também pode conhecer o castelo e o museu dedicado a Vasco da Gama, um conhecido navegador de Sines. Outra opção de diversão é o Festival Músicas do Mundo , que acontece há 15 anos.

Évora

Foto: Divulgação/Turismo do Alentejo
Évora é a principal cidade de Alentejo e possui muitas atrações


A principal cidade de Alentejo não poderia faltar na lista, já que conta com muitas atrações. O turista pode visitar uma construção feita no final do século dois, o Templo Romano de Évora . Já a Sé de Évora foi recentemente restaurada, a igreja de São Francisco encanta pela antiga arquitetura e os mais corajosos podem se aventurar na Capela dos Ossos . É ideal para comprar lembrancinhas e produtos típicos, como cortiça.