Lisboa é eleita melhor cidade do mundo; veja as atrações para curtir na capital

A cidade levou o prêmio pelo design que mistura o histórico com o moderno. O destino é cheio de atrações, boa gastronomia e conta com muitos eventos

A capital de Portugal  possui um design que encanta os turistas e como reconhecimento recebeu o título de melhor cidade do mundo nesse quesito pela revista inglesa Wallpaper. Lisboa levou o Design Awards 2017 , superando cidades como São Francisco e Washington, nos Estados Unidos, Shenzhen, na China, e Viena, na Áustria.

Lisboa foi eleita a melhor cidade do mundo e conta com atrações que encantam os turistas
Foto: Divulgação
Lisboa foi eleita a melhor cidade do mundo e conta com atrações que encantam os turistas


Lisboa é uma cidade histórica, que congrega construções clássicas e modernas, possui muita tradição, boa gastronomia, clima ameno, atrações durante o dia e também à noite e carrega traços de diferentes culturas, sendo considerada cosmopolita.   

“A região não é só a mais bonita do mundo pelo design e belezas naturais, mas também pelas pessoas que são reconhecidas pela hospitalidade e pelo prazer de receber bem os visitantes”, afirma Bernardo Cardoso, diretor do escritório do Turismo de Portugal no Brasil.

Pontos turísticos

Foto: Divulgação
Monumento aos Descobrimentos, Lisboa


As opções de passeio na cidade são muitas, mas alguns cartões postais se destacam, como o Mosteiro dos Jerônimos , o Museu Nacional de Arte Antiga , o Castelo de São Jorge (ideal para contemplar o Rio Tejo), a Torre de Belém , o Oceanário , o MAAT , o Museu do Azulejo , o  Monumento aos Descobrimentos e o Museu dos Coches .

A indicação de Bernardo para quem gosta de agito é desfrutar dos mais de 250 bares e restaurante do Chiado , Cais do Sodré e Bairro alto . “O passeio pelo bondinho elétrico também é indispensável. Aos que gostam de ecoturismo, o Cabo da Roca, é um lugar deslumbrante, imortalizado por Camões, em Sintra”, aconselha.  

Foto: Divulgação
Bondinho está entre os passeios imperdíveis

Ele completa dizendo que Lisboa é a única capital europeia que fica próxima a praias  - o litoral fica a apenas 20 minutos do centro. Também é possível jogar golfe em um dos belos campos espalhados pela região e aproveitar diferentes paisagens no miradouros da cidade.

Gastronomia  

Além das belas paisagens e das diversas opções de atrações, a região ainda conta com uma gastronomia elogiada . “A nossa gastronomia é bastante diversificada, vai do mais sofisticado ao mais tradicional, dos pratos mais premiados aos mais simples, mas sempre com uma qualidade ímpar”, comenta Bernardo.

Leia mais: 10 razões que tornam Portugal destino obrigatório para os brasileiros

O turista pode saborear pratos mais sofisticados da culinária lusitana, carnes, o famoso porco preto alentejano, os queijos de azeitão, doces convencionais, vinhos e uma variedade de frutos do mar, já que os peixes são abundantes na costa da cidade e são considerados verdadeiras iguarias.

Foto: Divulgação
O design da cidade é um dos aspectos que mais encantam os turistas


Eventos e festivais

Durante tudo o ano, a cidade conta com festivais e eventos . No verão, acontece o NOS Alive , o Super Bock , o Super Rock , além do Rock in Rio , realizado de dois em dois anos. No mês de maio, é feita a ArcoLisboa , uma prestigiada feira de arte contemporânea.

Em junho, as Festas de Santo Antônio , padroeiro da cidade, são muito populares. No mês novembro, até 2018, a cidade recebe o Web Summit , a maior feira de tecnologia e inovação do mundo. Em dezembro, o forte são as festividades envolvendo o Natal.

Alta e baixa temporada

Foto: Divulgação
Com programação turística variada, boa gastronomia e clima ameno, Lisboa recebe visitantes o ano inteiro


Não há muita diferença entre a alta e a baixa temporada, é o que garante o representante do turismo de Portugal. Durante a maior parte do ano faz sol e as temperaturas ficam amenas, o que tem atraído visitantes inclusive no inverno.

Ele conta como exemplo, que comparando novembro de 2015 com o mesmo mês em 2016, houve um aumento de 90% no número de brasileiros que visitaram Portugal.

Leia mais: De trem na Europa: 3 roteiros para conhecer as principais cidades

“Lisboa é acolhedora, segura, tem clima ameno e você pode percorrer facilmente a pé, além de dispor de inúmeras atividades especialmente pensadas para todas as idades. O visitante pode desfrutar ao ar livre ou em espaços fechados. É ideal para todos os turistas ”, completa Bernardo.