10 cidades do México que são Patrimônio Mundial ótimas para conhecer caminhando

O país conta com muitas belezas arquitetônicas que são preservadas e carregam muita história. Saiba detalhes desses lugares e quais os atrativos

O México é um país que guarda muitos encantos, tanto que muitas cidades são reconhecidas como Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. As cidades contam com muitas referências arquitetônicas da época colonial, como construções antigas e outros atrativos culturais carregados de história que são ideais para visitar fazendo uma caminhada.

Puebla está na lista das cidades do México que são Patrimônio Mundial
Foto: Aretha Martins/iG
Puebla está na lista das cidades do México que são Patrimônio Mundial


Puebla: passeio pela história mexicana com um vulcão ao fundo

O país possui 10 cidades que foram catalogadas pela UNESCO. Quer saber quais são essas região do México e o que elas têm de especial? É só conferir a lista de destinos que vão encantar os turistas pela arquitetura e história que carregam.

Puebla

Com arquitetura majestosa, a cidade é, desde 1987, considerada um Patrimônio Mundial. A região está localizada a cerca de 100 km da Cidade do México e fica próxima ao vulcão Popocatepetl. Quem gosta admirar paisagens urbanas, vai adorar conhecer esse destino com estilo barroco.

Tlacotalpan

Ruas largas, casas com colunatas, muita cores e outras características ainda são preservadas da era colonial. A região foi fundada pelos espanhóis por volta do século 16 e fica na costa do Golfo do México . A cidade do porto fluvial de Tlacotalpan é, desde 1998, um Patrimônio Mundial devido ao bom estado de conservação. Até as plantas são cuidadas e preservadas, e as antigas árvores ajudam a compor a paisagem dos espaços públicos e privados.

Cidade histórica de Guanajuato

O que marca a história dessa cidade é a mineração. Foi fundada pelos espanhóis no século 15, mas a atividade mineradora passou a se desenvolver no século 18. Nos bairros, era comum encontrar ruas subterrâneas e poço, por isso o apelido de “Boca do Inferno”. O local possui uma profundidade de 600 metros. A principal extração na mineração era de prata. Com grande valor histórico e arquitetônico, entrou na lista da UNESCO em 1988.

San Miguel de Allende 

Foto: Pinterest
San Miguel de Allende


A região foi fundada para proteger a estrada real do país, no século 16. Com o passar do tempo foi se desenvolvendo e no século 18 mudou com as construções ao estilo barroco mexicano que começaram a aparecer. Em 2008, o local se tornou Patrimônio Mundial devido as riquezas artísticas, urbanísticas e arquitetônicas.

Querétaro

A mistura de características indígenas e espanholas herdadas do período colonial torna esse destino especial. Foi reconhecido pela UNESCO em 1996, e ainda preserva as principais e originais ruas indígenas e os projetos geométricos elaborados pelos espanhóis.

O que fazer na Cidade do México

Campeche

A cidade portuária caribenha tem um estilo barroco e foi reconhecida pelo sistema de fortificações. É um bom exemplo da arquitetura militar hispano-americana, que são marcas dos séculos 17 e 18. Passou a compor a lista de Patrimônios Mundial, em 1999 e até hoje encanta turistas do mundo todo.

Centro histórico de Morelia

Foto: Pinterest
Catedral de Morelia


Localizada no topo de uma colina, a região conta com planejamento arquitetônico bem característico, que pode ser percebido até nos edifícios históricos que cercam a região - todos em tons pasteis, algo típico do local. Passou a fazer parte da lista da UNESCO em 1991, pelo valor histórico e por ser um centro de difusão de ideais libertários, no início do século 19.

Centro histórico de Xochimilco             

Contando com a presença da cultura Aztec nas ruínas do Templo Mayor e pela riqueza colonial, a cidade passou a ser um patrimônio em 1987. A antiga capital asteca foi construída sobre as ruínas de Tenochtitlan e, hoje, é uma das mais populosas do mundo. Possui a maior catedral do continente e vestígios de cinco tempos astecas.

Centro histórico de Oaxaca

Assim como outras cidades, Oaxaca possui referências arquitetônicas das cidades coloniais espanholas. Os edifícios são considerados obras-primas e combinam com as características sísmicas presentes na região. Tornou-se um Patrimônio Mundial em 1987.

Zacatecas

Foto: Pinterest
Zacatecas é Patrimônio Mundial, pela UNESCO


Construída nas encostas íngremes de um vale estreito, essa região foi fundada em 1546 e foi reconhecida pela UNESCO em 1993. A principal atração do local é catedral que foi construída entre 1730 e 1760. A construção mescla elementos europeus com indígenas, resultando em uma obra arquitetônica muito admirada.

Melhor época para ir à Cidade do México

São muitos os destinos do México que reservam belezas arquitetônicas para quem busca uma viagem regada a cultura e história. Agora escolha o destino que mais te agradou e visite um desses Patrimônios Mundiais.