Doces ou travessuras? O Halloween é uma festa popular nos Estados Unidos e em países da Europa e faz uma alusão ao dia dos mortos. Aqui no Brasil, a festa também é conhecida como Dia das Bruxas, mas a data não é muito celebrada assim como acontece nos países estrangeiros.

+ Cheio de mistérios! Castelo do Drácula tem programação especial no Halloween
Aos poucos, o Halloween vem ganhando cada vez mais adeptos. Se você é uma dessas pessoas e quer aproveitar ao máximo o dia 31 de outubro, veja quais são os melhores lugares do mundo para comemorar a data, listados pela ViajaNet:
Irlanda

Nos filmes americanos é comum ver as pessoas celebrando esse dia, mas o Dia das Bruxas não foi criado nos Estados Unidos. Na Irlanda, há dois mil anos, os Celtas celebravam na última noite de outubro o fim do ano velho. A comemoração era conhecida como Samhain e antecedia o dia de todos os santos, data em que acreditavam que os mundos dos vivos e dos mortos se fundiam. Para espantar os espíritos, as pessoas usavam máscaras assustadoras e acendiam fogueiras. Atualmente, são realizados desfiles de fantasias e as ruas são enfeitadas.
+ Grã-Bretanha: conheça os cenários reais de "Harry Potter"
Brasil

Você viu?
Mesmo não sendo tão popular, a data também é comemorada aqui no Brasil. Geralmente, festas à fantasia são feitas em escolas de inglês, colégios, baladas e até em empresas. Em São Paulo, desde 2006, acontece a Zombie Walk, uma festa que surgiu na Califórnia e acontece na terra da garoa sempre no dia 2 de novembro, dia de finados. No evento, pessoas vestidas de zumbi se reúnem no centro da cidade.
Agora se você prefere algo mais misterioso, em São Thomé das Letras, no estado de Minas Gerais, há excursões para locais místicos da região.
Estados Unidos

Em terras americanas, é comum as crianças usarem fantasias assustadoras e baterem nas portas dos vizinhos perguntando se eles preferem dar doces ou que façam uma travessura. Outra brincadeira famosa é a “ bobbing for apples ”, na qual a criança deve pegar uma maça com a boca, sem usar as mãos, de um balde cheio da fruta.
Coréia do Sul

A comemoração dos sul-coreanos é um pouco diferente. Ela acontece no final de setembro e dura três dias. Durante esse período a população fica de folga. Os mortos são lembrados em festas com bastante comida e bebida. É comum também visitar a casa dos falecidos e deixar um bolinho de arroz, chamado de songpyeons, na porta deles. Eles fazem isso porque a lenda diz que os espíritos voltam para se alimentar dessa comida.
+ Conheça Gangnam, distrito sul-coreano que inspirou o Gangnam Style de PSY
México

O Dia das Bruxas no México é chamado de “ Dia de Los Muertos ” e é celebrado no dia 31 de outubro e se estende até o dia 2 de novembro. A data foi originada pelos Astecas, há mais de três mil anos, e homenageia a Dama da Morte, simbolizada pela figura de La Catrina, aquelas famosas caveiras mexicanas. Eles acreditam que os falecidos podem visitar os parentes nesses dias, por isso, são feitas festas com danças e músicas e oferendas, como flores, comidas e bebidas. Esse Halloween mexicano é um dia de muita alegria!