Tamanho do texto

Julia Fraia e Vinicius Bustamante, colunistas do iG Turismo e do Perca a Novela, mostram os detalhes desse passeio pela Idade Média

Como seria se você tivesse uma cápsula que te levasse a viajar no tempo? Qual seria o destino escolhido? Julia Fraia e Vinícius Bustamante, colunistas do iG Turismo e Perca a Novela, viveram algo parecido com isso. A viagem de Amsterdã  para Bélgica como um passeio para Idade Média. 

Por que os faróis de Berlim são os mais fofos do mundo

Conhecer Bruges, na Bélgica, significa uma viagem no tempo
Arquivo pessoal
Conhecer Bruges, na Bélgica, significa uma viagem no tempo


O casal aproveitou a ida para a Holanda para explorar outros lugares - e porque não outras épocas? - e foi para a Bélgica . Por lá, conheceram Bugres, uma cidade medieval que faz com que você se sinta nas páginas de um livro de história ou em um filme de época. 

Foram dois dias e uma noite no local. Veja as curiosidades e o que explorar no local: 

Uma sugestão é deixar se perder pelas ruas de Bruges, que tem o neerlandês como idioma local. São pontes, canais, casinhas e paisagens que vão te conquistar. Claro que a cidade tem seus pontos turísticos, mas os caminho até eles já são uma atração a parte!

Cartão postal

Casinhas de Bruges
Arquivo pessoal
Casinhas de Bruges

As casinhas coloridas tradicionais da cidade da Bélgica ficam na praça Grote Markt , coração do destino. Se tiver fôlego, pode conhecer o local de cima também. Por 8 euros você compra a entrada para encarar 366 degraus e subir no campário. 

Passado e presente

Para Julia e Vinícius, uma mistura de timing perfeito e um quê de passado marcaram a viagem. Foi no passeio por Begijnhof, que reúne casas que eram usadas por beatas e datam de 1245. em 1776, uma ponte foi construída para os turistas. E o que era um jardim com casinhas do passado se revelou um presente. 

Eles atravessaram  ponte no momento que o sol podia ser visto entre as árvores. O cenário ficou iluminado pelos raios, que emolduraram a rua de paralelepípedo e aquelas casinhas. Sabe aquela história de estar no local certo no momento certo? Foi o presente contribuindo para uma nova atmosfera ao passado. 

Religião

A cidade ainda reserva uma parte da história na Igreja Nossa Senhora. Lá está a "Madonna com a Criança", escultura de Michelangelo de 1504. O lugar por si só é uma atração e tem um torre impressionante de 122 metros. 

Begijnhof
Arquivo pessoal
Begijnhof


Cerveja

Quem acompanha a coluna de Julia e Vinícius já percebeu que eles apreciam uma boa cerveja . Por isso, não poderiam de conhecer a De Halve Maan , única cervejaria no centro histórico da cidade da Bruges. Ela existe há 150 anos, sempre no mesmo lugar. 

O ingresso - que pode ser comprado online ou na hora - para o tour custa 8 euros e você pode escolher se quer conhecer toda a história em inglês, francês ou no idioma local. E no final, o chopp da casa está incluso! 

Um pouco de história

Bruges já era o centro comercial da Europa no século 13 e é de lá a primeira bolsa de valores do mundo. Tudo isso graças a um canal com conexão com o mar, fazendo uma ponte entre o comércio da Inglaterra e da Escadinávia. 

Esse canal começou a ser destrúido em 1500 e a cidade acabou se isolando. Com o passar dos anos, a cidade da Bélgica foi esquecida, mas sempre manteve a atmosfera original. Em 2000, virou Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Atualmente, é movida pelo turismo e por essa sedução de uma viagem ao passado. 

_______________________________________________________________________________________________________

Vinicius e Julia são um casal que sai da rotina
Arquivo pessoal
Vinicius e Julia são um casal que sai da rotina

*O Perca a Novela  é um trabalho conjunto do casal paulistano Julia Fraia (32) e Vinicius Bustamante (29).

Apaixonados por explorar a própria cidade, viajar e conhecer coisas novas, em abril de 2015 criaram um canal para compartilhar as dicas e as coisas interessantes que encontram! Agora, eles estão também aqui no iG com seus vídeos e posts descontraídos, que instigam nossa vontade de sair da rotina e ir passear.