Os faróis de pedestre de Berlim têm um charme todo especial. Eles exibem bonequinhos com muito mais história do que os conhecidos pictogramas sem graça do resto do mundo. O Ampelmann, esse tal homenzinho, vem da Berlim Oriental: Karl Peglau, um psicólogo de trânsito, achava que as pessoas reagiriam melhor e prestariam mais atenção ao farol se ele fosse menos impessoal.

undefined
Reprodução Pinterest
O Ampelmann

Karl, então, desenhou os personagens, mas em dúvida sobre como fazer o cabelo dos bonecos. A solução foi adotar um chapéu, e a sugestão foi da secretária de Karl.

A reunificação alemã quase significou o fim dos Ampelmann. Os faróis estavam sendo padronizados no modelo ocidental, mas a população se revoltou. Reclamaram tanto que foi feita uma votação e o homenzinho de chapéu venceu.

Hoje ele não está somente nos faróis pela cidade, mas também em lojas de souvenir, que os usam para estampar os mais diversos produtos.

undefined
Arquivo pessoal
O Ampelmann virou também estampas para souvenirs

Veja no vídeo a diversidade de produtos feitos com os Ampelmann:

+ Quer ler mais aventuras do casal? Clique aqui

undefined
Perca a Novela /iG
Vinicius e Julia

*O Perca a Novela  é um trabalho conjunto do casal paulistano Julia Fraia (32) e Vinicius Bustamante (29).

Apaixonados por explorar a própria cidade, viajar e conhecer coisas novas, em abril de 2015 criaram um canal para compartilhar as dicas e as coisas interessantes que encontram! Agora, eles estão também aqui no iG Delas com seus vídeos e posts descontraídos, que instigam nossa vontade de sair da rotina e ir passear.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários