Tamanho do texto

Norueguês viaja pelo mundo desde os 17 anos e escreveu um livro sobre a saga de conhecer todos os cantos do globo

Em 2013, com apenas 37 anos, o autor e blogueiro norueguês Gunnar Garfors conseguiu quebrar um recorde de dar inveja a qualquer mochileiro: ele se tornou o homem mais jovem a visitar todos os 198 países do mundo como turista. E com toda experiência na bagagem, ninguém melhor do que ele para dar dicas de quais são os destinos que você não pode deixar de visitar.

Gunnar Garfors em viagem para a Antártica
Reprodução/Instagram
Gunnar Garfors em viagem para a Antártica

A aventura de Garfors começou quando ele ainda tinha 17 anos e fez a primeira viagem sem os pais. Ele viajou de trem pela Europa e visitou 13 países diferentes. Foi aí que surgiu o vício por conhecer novas culturas e começou a cumprir a meta de ir a todos os cantos do globo, enquanto matinha o emprego na NRK (Corporação de Radiodifusão Norueguesa).

"Na Noruega, temos cinco semanas de férias pagas e aproximadamente duas semanas de feriados nacionais", contou ele em entrevista ao site norte-americano Buzzfeed. "Eu viajei em todas essas ocasiões, quase todos os feriados e férias e muitos finais de semana."

Mas mesmo com todo o tempo disponível para viajar, a questão financeira é a maior dúvida de quem acompanha o site que o norueguês criou para compartilhar as aventuras.

"Muitas pessoas dizem que não têm dinheiro (para viajar), mas é tudo uma questão de prioridade e dedicação. Eles têm dinheiro, mas vão precisar de planejamento. Além disso, é possível se hospedar de graça na casa de alguém por meio de sites como CouchSurfing ou Hospitality Club", explicou o viajante.

Em entrevista ao Business Insider, o autor do livro "198: How I Ran Out of Countries" ("Como fiquei sem países para visitar", em tradução livre) revelou quais são os 12 países que considera imperdíveis entre todos os 198:

LEIA TAMBÉM
Quer acampar sem perrengue? Veja 8 cabanas para se aventurar com conforto
15 destinos pouco conhecidos que valem muito a visita
Guia para a primeira viagem de avião