Tamanho do texto

Sem nada ou com sal e limão? As nuances de sabores da tequila podem ser diferentes? Passeio em Puerto Vallarta mostra curiosidades sobre a bebida mais popular do país

Se existe uma bebida reconhecida como um verdadeiro orgulho para os mexicanos é a tequila. Merecedora de muitos elogios pelos apreciadores do seu sabor marcante, ela faz parte da história e da cultura do México.

Visitantes aprendem as diferentes formas de preparação da tequila e como esse processo, que leva sete anos para se completar, influencia no produto final
Divulgação/Viva Tequila
Visitantes aprendem as diferentes formas de preparação da tequila e como esse processo, que leva sete anos para se completar, influencia no produto final

Para quem quer saber mais sobre a bebida, o Viva Tequila Experience oferece o ‘tour da tequila’ em Puerto Vallarta, que fica em Jalisco, Estado onde a bebida tem origem.

O passeio começa em um espécie de bondinho que explora a cidade. Um guia conta curiosidades sobre a bebida extraída do agave, nome da planta que em português significa 'admirável'.

Após percorrer o centro de Puerto Vallarta, de volta ao museu, os visitantes aprendem as diferentes formas de preparação da tequila e como esse processo, que leva sete anos para se completar, influencia no produto final. É possível adicionar 600 aromas diferentes à bebida.

"Cata de tequila"

Logo depois da visita guiada, é hora da estrela: a degustação, conhecida como Cata de Tequila. Um “mestre tequilero” ensina como abrir o paladar para sentir todas as nuances de sabores. O kit de degustação é composto de três tipos de tequila, raspas de limão, paus de canela e grãos de café, além de água e bolacha para limpar o paladar.



Leia também:
Aproveite a viagem ao México para apreciar tequilas
Conheça a história da Cidade do México

Entre tantas novidades, o turista aprende também que a noção de que a tequila deve obrigatoriamente ser consumida com sal e limão é equivocada. Os mestres do museu defendem a apreciação pura da bebida, sem outros itens que possam interferir no paladar.

Um show com danças típicas encerra a experiência. Na saída, o visitante recebe seu diploma de “experto tequilero”, ou seja, ele é agora um perito em tequila.

* A repórter viajou a convite dos Escritórios de Visitantes e Convenções de Puerto Vallarta e da Riviera Nayarit

Serviço
Viva Tequila Experience
Site:  vivatequila.mx
Preço: US$ 52 por pessoa

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DE TURISMO