Cruzeiros de luxo valem mesmo a pena? Especialista responde

Focada na excelência de destinos, a viagem de luxo em navios pode nem sair tão cara quanto você imagina

Nesse tempo de isolamento social muitas pessoas já estão organizando uma nova viagem de cruzeiro. Mas qual tipo fazer: os temáticos , os mais tradicionais ou os cruzeiros de luxo? O especialista em cruzeiros e editor-gerente da revista Cruise Critic , Adam Coulter, desmistifica as viagens de luxo e mostra o que há de bom mesmo nesses pacotes.

Os cruzeiros de luxo não são tão mais caros assim que os tradicionais; entenda
Foto: Divulgação
Os cruzeiros de luxo não são tão mais caros assim que os tradicionais; entenda

Em entrevista ao site britânico Express.uk , Adam explica que os cruzeiros de luxo não se destacam pela comodidade a bordo, mas por seus roteiros.

“Os cruzeiros de luxo geralmente são navios menores, com uma proporção mais favorável de hóspedes e tripulantes, o que significa que os níveis de serviço geralmente são muito mais pessoais e intuitivos do que os encontrados em um cruzeiro convencional. Devido ao seu tamanho, eles também podem visitar destinos fora do comum - lugares que os navios maiores simplesmente não conseguem alcançar", explica.

Isso reflete, é claro, na proporção de atividades a bordo. De acordo com o especialista, um hóspede que optar pela viagem de luxo não terá a disposição um complexo aquático, shows de alta produção, muitos restaurantes e mais entretenimento.

Porém, esses mesmos hóspedes têm a oportunidade de conhecer São Petersburgo pelas águas, descobrir os fiordes chilenos ou até fazer uma expedição ao Alasca. “Seus itinerários tendem a ser um pouco mais exóticos do que cruzeiros em mega-navios , o que também torna as viagens mais focadas no destino”, contextualiza Adam.

Quanto ao dinheiro, não existe muita diferença. O preço dos cruzeiros de luxo costuma ser maior em comparação aos tradicionais, porém a tarifa já inclui opções que em outras rotas são extras como bebida alcoólica, excursão em terra, gratificações e, de vez em quando, até os custos com aéreo e hospedagem antes e depois da viagem.

Sendo assim, a dica do especialista é que, antes de escolher o modelo do seu cruzeiro, você tenha em mente como ter que essa experiência seja. “Se você não está procurando uma atmosfera movimentada a bordo e está mais focado em um ambiente íntimo que se concentra mais nos destinos que está visitando, um navio de luxo mais sereno pode ser exatamente o que você está procurando”.

Leia também: Qual a maior preocupação do turista de cruzeiro no pós-pandemia?

"Mas se você está procurando que o navio seja um destino por si só - com muitos restaurantes, bares, entretenimento e clubes infantis, uma linha convencional pode ser mais adequada para atender a essas necessidades”, finaliza Adam.