Celso Martins

Cristo Redentor ganhará novos elevadores e escadas

Obras no principal cartão-postal do Rio devem ampliar a acessibilidade para visitantes com mobilidade reduzida

Cristo Redentor - Rio de Janeiro
Foto: Ministério do Turismo
Cristo Redentor - Rio de Janeiro

Quem visitar o Cristo Redentor a partir de 2027 encontrará uma nova estrutura de acesso ao monumento. As quatro escadas rolantes atualmente instaladas serão substituídas, e dois elevadores inclinados serão construídos para facilitar a chegada de pessoas com deficiência, idosos e turistas com mobilidade reduzida.

Segundo a Agência Brasil, a modernização faz parte de um acordo de cooperação ambiental firmado entre a Petrobras e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com foco na gestão do Parque Nacional da Tijuca, onde está localizado um dos principais pontos turísticos do país. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

As intervenções estão previstas para começar em agosto e têm conclusão estimada para maio de 2027. Durante a realização dos trabalhos, o número de visitantes ao Cristo Redentor precisará ser reduzido. A medida será adotada para permitir a execução das obras no sistema de acesso ao monumento.

Acessibilidade e conservação

A Petrobras destinará R$ 15 milhões para a aquisição e instalação dos novos equipamentos. O ICMBio ficará responsável pelo acompanhamento da execução, pela fiscalização e pelo ordenamento das intervenções realizadas no parque.

Além das mudanças no acesso ao Cristo, a área turística também passará por ações integradas de conservação e infraestrutura. Em outro acordo firmado nesta quarta-feira (1º), a Prefeitura do Rio de Janeiro e o ICMBio estabeleceram uma parceria para a gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca.

O acordo terá duração de cinco anos e reunirá pelo menos 19 órgãos municipais, entre secretarias, fundações, companhias e gerências. O objetivo é organizar ações relacionadas à conservação ambiental, ao ordenamento público e à preservação do patrimônio histórico, cultural e paisagístico do parque.

Entre as medidas previstas estão serviços de limpeza, poda de árvores, drenagem e manutenção da iluminação pública. A Guarda Municipal também deverá ampliar o ordenamento em locais de grande circulação, como Vista Chinesa, Pedra Bonita e Mirante Dona Marta, além de intensificar a fiscalização contra estacionamento irregular.


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG