Celso Martins

Avianca suspende 70% dos seus voos por falhas em software do A320

Companhia colombiana atende as cidades de Belém, São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus

Problemas no software do A320 atingiram 70% da frota da Avianca
Foto: Divulgação
Problemas no software do A320 atingiram 70% da frota da Avianca


A Avianca com sede na Colômbia é compnhia mais afetada na América do Sul após a Airbus determinar uma mudança imediata de software em uma parte significativa da família de jatos A320. A medida deve afetar em todo o mundo mais de 6 mil aviões, mais da metade da frota global.

Segundo a Avianca, a atualização urgente de software do Aisbus A320 afeta mais de 70% de sua frota. A companhia colombiana suspendeu a venda das passagens de todos os de seus destinos para viagens até 8 de dezembro.

A venda das passagens da Avianca dos voos de Bogotá para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Manaus está suspensa no site da companhia, conforme constatou o iG Turismo .

"Por essa razão, as aeronaves envolvidas deverão permanecer em solo ao chegarem às suas bases de manutenção, até que os trabalhos necessários sejam concluídos", informou a Avianca. 

A Avianca informou que notificará diretamente os passageiros afetados e os informará sobre as opções existentes para que possam ajustar seus planos de viagem. 

"A prioridade da Avianca é garantir a segurança de nossos passageiros e equipe. A empresa realizará as modificações exigidas pelo fabricante o mais rápido possível, com o objetivo de retomar as operações e minimizar as interrupções no serviço", diz outro trecho do comunicado.

Latam Brasil e Azul não foram afetadas

A Azul e Latam têm em sua frota o Airbus A320 com 174 assentos. As duas companhias informaram que não foram afetadas pela atualização no software dos jatos deste modelo.

A Latam informou que suas no Equador Chile e Peru não foram afetadas. Entretando, a frota do A320 da afiliada da Colômbia terá que passar pela atualização no software. Dois voos serão cancelados.

Leia nota divugada pela Latam

28 de novembro de 2025 – As afiliadas do grupo LATAM, no contexto das medidas comunicadas pela Airbus e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação  (EASA), que afetam certas aeronaves da Família A320, terão até o momento um impacto muito limitado em suas operações, prevendo-se apenas o cancelamento de dois voos da afiliada da Colômbia. As demais afiliadas, incluindo o Brasil, não serão afetadas pela medida.

Os passageiros dos poucos voos impactados serão contatados diretamente e receberão alternativas de viagem para iniciar seu voo dentro de uma janela máxima de 24 horas em relação ao voo original, ou poderão optar pela mudança de data ou reembolso sem custo da passagem, na seção “Minhas Viagens” de LATAM.com.

As afiliadas do grupo LATAM lamentam os inconvenientes que essa situação, alheia à sua vontade, possa causar e agradecem a compreensão dos passageiros enquanto essas medidas — fundamentais para manter os mais altos padrões de segurança operacional — são implementadas. As afiliadas do grupo continuarão monitorando a situação e comunicarão qualquer atualização relevante.


* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG