Celso Martins

Confira os estádios da rota turística de futebol do Mercosul

Fazem parte do circuito turístico o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia


Estádio Mané Garrincha faz parte da rota
Foto: Foto: Roberto Castro/Mtur
Estádio Mané Garrincha faz parte da rota

A paixão pelo esporte une Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia em uma nova rota turística criada exclusivamente para o mundo do futebol. A rota foi criada após uma articulação do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte.

Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha e o Museu Pelé são alguns dos representantes do Brasil na rota turística do futebol da Mercosul. ( Confira a lista completa no final deste post ).

Dados da FIFA e de órgãos oficiais de turismo mostram que mais de 60% da população sul-americana se declara torcedora ativa de futebol, e que os  clubes locais movimentam não apenas torcidas, mas também amplos circuitos econômicos, culturais e turísticos.

A rota turística destaca os estádios e museus na América do Sul que oferecem visitas guiadas e infraestrutura para receber turistas nacionais e internacionais. Segundo o Ministério do Turismo, os critérios de seleção levaram em conta a relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória, além de acessibilidade e infraestrutura adequadas.

“Este é um legado que o Brasil deixa na presidência do Mercosul. Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável. A Rota vai fortalecer a marca 'Visit South America' e, consequentemente, atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil, gerando desenvolvimento e fortalecendo nossos laços culturais”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Brasil : Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Museu Pelé, Vila Belmiro, Arena Castelão, Estádio Mangueirão, Museu do Futebol, Museu do Flamengo, Museu do Botafogo

Argentina : La Bombonera, Más Monumental, Presidente Perón, Uno de La Plata, Gigante de Arroyito

Uruguai : Estádio Centenario de Montevideu

Paraguai : Museu CONMEBOL

Chile : Parque Estádio Nacional.

Bolívia : Estádio Hernando Siles e Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, Estádio Félix Caprile.

Copa do Mundo de Futebol Feminino

Quatro estádios brasileiros incluídos na rota serão palco de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA 2027 que será realizada entre os dias 24 de junho e 25 de julho.

Fazem parte da rota e terão partidas da Copa a Neo Química Arena, Mané Garrincha, Beira-Rio e Maracanã. O evento acontecerá pela primeira vez na América Latina e terá jogos em oito capitais brasileiras.



* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG