Celso Martins

Maria Fumaça de 1895 realiza passeio entre Campinas e Jaguariúna

O trem percorre 24 km no interior de São Paulo



Maria Fumaça que realiza passeios entre Campinas e Jaguariúna.
Foto: Foto: ABPF/Vanderlei Antonio Zago
Maria Fumaça que realiza passeios entre Campinas e Jaguariúna.


Uma Maia Fumaça de 1895 faz parte da frota de trens que realiza passeios nos finais de semana e feriados entre Campinas e Jaguariúna, no interior de São Paulo. O passeio é operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A entidade mantém no Brasil mais 6 passeios que são realizados por uma Maria Fumaça .

O trem turístico de Campinas tem um vagão restaurante que serve um café e almoço no padrão que os grandes barões do café viajavam antigamente. A maior parte do percurso é por uma área rural. Das janelas dos vagões centenários, o turista avista fazendas de café, algumas desativadas, e outras com cana de açúcar.

O trem atravessa o Rio Atibaia que banha Campinas, e também abastece a cidade, e chegando a Jaguariúna atravessa o Rio Jaguari. Na chegada ao município de Jaguariúna, o trem passa por uma viaduto de 684 metros de extensão.

A ABPF mantém em Campinas 5 locomotivas a diesel
Foto: Foto: ABPF/Vanderlei Antonio Zago
A ABPF mantém em Campinas 5 locomotivas a diesel


4 locomotivas a vapor

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) tem quatro locomotivas a favor e 5 movidas a diesel fabricadas entre 1886 e 1960. Elas são usadas de forma alternada nos passeios entre Campinas e Jaguariúna. São 18 vagões que podem transportar por viagem cerca de 600 turistas.

"Os vagões são de madeira e o padrão dos bancos é de primeira classe com todo glamour que a viagem de trem tinha antigamente", afirma Helio Gazetta Filho, diretor administrativo da regional de Campinas da ABPF.

Um dos vagões de passageiros era do trem que ligava Três Lagoas (MS) a Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Esse trem era conhecido como "Trem da Morte". Essa linha foi desativada durante a pandemia.

Foto: Foto: ABPF/Vanderlei Antonio Zago
Vagão do trem da morte é usado nos passeios de Campinas


O passeio entre Campinas e Jaguariúna o começou em 14 de julho de 1984. O trem percorre 24 km em um vagem de cerca de 1h30.  O trem turístico passa pelas estações de Anhumas, em Campinas, passando por Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes até chegar em  Jaguariúna. O passeio  começou em 14 de julho de 1984.

No dia 1º novembro acontece o passeio com a temática do Halloween, com almoço exclusivo. O passeio entre Campinas até Jaguariúna terá duração de 3h30. Durante a viagem o turista terá oportunidade de conhecer a história da ferrovia e da região, e poderá aproveitar atividades e atrações oferecidas durante o percurso.

Cupom garante 50% de desconto

O passeio custa R$ 280 (ida e volta), mas no mês de outubro a ABPF está dando 50% de desconto nos passeios. Basta. digitar o cupom "TREM". Para saber mais informações acesse aqui .