Celso Martins

Maria Fumaça da ferrovia Madeira-Mamoré está sendo recuperada

Equipe da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária está em Porto Velho (RO) para restaurar a locomotiva

Maria Fumaça Mikado 18 da ferrovia Madeira-Mamoré
Foto: Divulgação Prefeitura de Porto Velho
Maria Fumaça Mikado 18 da ferrovia Madeira-Mamoré

O complexo ferroviário de Porto Velho (RO), composto por um museu e uma rotunda, localizado às margens da orla do Rio Madeira, terá mais uma atração partir de 2 de outubro deste ano. Na data que a capital de Rondônia completa 111 anos de fundação, será exposta, com direito a tradicional apito dos trens antigos, a Maria Fumaça Mikado nº 18 que faz parte da ferrovia Madeira-Mamoré.


A recuperação da Maria Fumaça a vapor  está sendo feita por técnicos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária ( ABPF), entidade responsável pelos passeios de 10 trens turísticos no Brasil . Ainda não há data a Maria Fumaça voltar a circular.

A locomotiva foi quase toda desmontada, peça por peça, inclusive as caldeiras que esquentam a água e que é responsável pelo vapor que garante o funcionamento das máquinas.

Passeio de 8 km

A Maria Fumaça percorria o trecho de 8 km entre Porto Velho e o distrito de Santo Antônio, onde fica o Museu Marechal Randon. O passeio da Maria Fumaça foi suspenso em 1999. O trabalho fre recuperação é uma das etapas para que o passeio na ferrovia Madeira-Mamoré seja retomado.

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Porto Velho, que contratou a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária para fazer a recuperação, informou que a intenção é colocar a Maria Fumaça em funcionamento no complexo ferroviário de Porto Velho. O espaço que é atraçao tuística de Rondônia, vai ganhar um restaurante.

O prefeito de Porto Velho, Leo Moraes eo secretário de Turismo da cidade,  Paulo Moraes Jr, estão negociando com o Ministério dos Transportes recursos para reuperar o trecho da Ferrovia Madeira-Mamoré.

Complexo ferroviário de Porto Velho às margens do Rio Madeira
Foto: Tudo Viagem
Complexo ferroviário de Porto Velho às margens do Rio Madeira



Segundo o secretário executivo de Turismo de Porto Velho, Aleks Palitot, para que o passeio seja retomado será preciso realizar obras de recuperação em alguns trechos da ferrovia Madeira-Mamoré que foi atingida pela enchenete de 2014.

Rodovia do diabo?

Construída entre 1907 e 1912, a Ferrovia Madeira-Mamoré, conhecida como a "Ferrovia da Morte",  foi criada para escoar a produção de borracha da Bolívia e do Brasil, atravessando o Rio Madeira. A morte de milhares de trabalhadores durante a construção devido a doenças tropicais como malária, o que deu origem ao apelido "Ferrovia do Diabo".

Passeio gratuito de litorina 

Em janeiro deeste ano foram iniciados os passeios de litorina nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A locomotiva percorre 800 metros dentro do pátio ferroviário. A locomotiva leva 11 pessoas. Os passeios são realizados às sextas-feiras, sábados e domingos.

A litorina tem apemas um vagão movido a diesel e que era usado durante a operação da ferrovia para transportar engenheiros, médicos, feitores e o dinheiro para pagar os salários dos funcionários da ferrovia.