No Brasil são cerca de 500 mil processos por ano contra as cias aéreas
Tudo Viagem
No Brasil são cerca de 500 mil processos por ano contra as cias aéreas






As companhias aéreas brasileiras terão que desembolsar neste ano cerca de R$ 1 bilhão para indenizar os passageiros que entraram na Justiça pedindo indenização por danos materiais e morais. Esse valor foi informado por Juliano Noman, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

A entidade que representa o setor aéreo participou nesta quarta-feira (20/8) de um evento em Brasília onde foi anunciada a meta do setor que pretende atingir o transporte de 140 milhões de passageiros por ano. Segundo a Abear, essa meta deverá ser atingida até 2030.

O evento contou com a participação do secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o presidente da Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa. Os CEOS das companhias aéreas Azul, John Rodgerson; Gol, Celso Ferrer; e Latam, Jerome Cadier.

No primeiro semestre de 2025, o setor registrou 61,8 milhões de passageiros ante 57,4 milhões no mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covi-19.  A projeção do do Ministério de Portos e Aeroportos é de 121 milhões de pessoas transportadas pelas empresas aéreas até o fina de 2025.

“Além da segurança, nossa obsessão é a agenda de redução de custos. Nosso objetivo é propor o debate de soluções que apontem para a melhora do ambiente de negócios e o aumento da competitividade das empresas brasileiras”, afirmou. A judicialização, por exemplo, deve bater recorde em 2025, representando mais de R$ 1 bilhão em custos para as companhias. Temos que endereçar essa agenda que não reflete os altos indicadores de pontualidade e regularidade do transporte aéreo brasileiro,” afirmou Juliano Noman, presidente da Abear

500 mil processos por ano

Conforme o IG Turismo divulgou no dia 6 de junho deste ano, o Brasil responde sozinho por 98,5% de todas as ações judiciais contra companhias aéreas no mundo . São cerca de 500 mil açoes judiciais por ano em todo o Brasil.

Na União Europeia são cerca de 50 mil processos por ano. Nos Estados Unidos, 10 mil. Os números são da Comissão de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário da Ordem dos dvogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ).

Em encontro, promovido pela OAB-RJ, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 23 de maio, os participantes concluíram que o problema não está na qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreass, mas na própria cultura jurídica brasileira.



    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes