Celso Martins

Saiba qual a participação das companhias aéreas em Congonhas

Aeroporto localizado na capital paulista tem limite diário de 582 pousos e decolagens


A Latam lidera o mercado em Congonhas
Foto: Foto: Tudo Viagem
A Latam lidera o mercado em Congonhas



O Aeroporto de Congonhas, o segundo mais importante do Brasil, tem uma limitaçao diária de 582 pousos e decolagens (slots). A participação de cada companhia no aeroporto da capital paulista é definida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A Latam lidera o mercado em Congonhas com 240 slots, seguida pela Gol com um total de 238.

decisão da ANAC de suspender na terça-feira (11/3) todos os voos da VoePass pode alterar a distribuição dos slots em Congonhas. A companhia tem autorização por dia de operar 20 pousos e decolagens na capital paulista. A VoePass tinha voos para 7 cidades, a maior quantidade para Ribeirão Preto (SP). ( Veja lista completa abaixo ).

Ipatinga (Vale do Aço)-São Paulo ( Congonhas )

Ribeirão Preto-São Paulo ( Congonhas )

Joinville-São Paulo ( Congonhas )

Rio de Janeiro (Galeão)-São Paulo ( Congonhas )

Florianópolis-São Paulo ( Congonhas )

Juiz de Fora (Zona da Mata)-São Paulo ( Congonhas )

Presidente Prudente-São Paulo ( Congonhas )

Total Linhas Aéreas é candidata a receber os slots da VoePass

Em 2019, quando a Avianca deixou de operar no Brasil, os 41 slots que a companhia aérea tinha no Aeroporto de Congonhas foram redistribuídos para outras empresas. A Azul recebeu 21 e a VoePass ficou com 20.

As companhias aéreas que estão começando no mercado, e com menor número de slots em Congonhas, têm mais chances de receber os slots da VoePass, caso a companhia não consiga voltar a operar. A ANAC proibiu a companhia de operar voos alegando falta de segurança.



A companhia Azul, que tem atualmente 84 slots, e a Total, nova companhia aérea do Brasil, são as empresas com maior chance receber as autorizações que hoje são da VoePass. Conforme essa coluna divulgou com exclusvidade na quinta-feira (13/3), a Total realizou a primeira reuniçao com a ANAC para discutir o processo de certificação de suas aeronaves .

A Total tem planos de iniciar voos ainda neste ano com três jatos Embraer 190 que terão 126 assentos. O processo de certificação de uma aeronave poderá demorar até 6 meses. A companhia tem o certificado de operador aérei (COA) desde 1988. Atualmente a Total opera voos cargueiros. Com esse documento, a companhia tem autorização para operar voos comerciais.














A Latam lidera o mercado na capital paulista com 240