Modelo Embraer 190 da FAB
Foto: divulgação presidência da república
Modelo Embraer 190 da FAB







O modelo do jato Embraer- 190 que caiu nesta quarta-feira (25) em Aktau, no Cazaquistão , matando 38 pessoas, faz parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Dois modelos deste jato da fabricante brasileira são usados no transporte do presidente Lula, dos ministros e demais integrantes do 1º escalão.

O acidente no Cazaquistão pode ter sido causado por um míssil, segundo informações divulgadas pela imprensa. No Brasil não registro de nenhum acidente grave com o jato Embraer-190, mas neste post você descobrirá que uma companhia brasileira começou a operar com esse modelo de aeronave.

Uma das aeronaves da FAB, matrícula FAB2591 (VC-2), nome técnico do Embraer- 190, foi usada em novembro de 2023 no transporte de 35 brasileiros que estavam na faixa de Gaza. O avião resgatou os brasileiros no Egito.


Os jatos Embraer da FAB são equipados com 55 assentos e fazem parte do Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB. Esse modelo de avião é usado nos voos regionais. As companhias aéreas que usam este modelo de jato em voos comerciais transportam de 100 a 110 passageiros.

Azul não tem mais jatos Embraer-190

Os jatos da Embraer-190 são bastante conhecidos pelos brasileiros. Esse foi o primeiro modelo de avião usado pela Azul, em 2008, quando a companhia foi fundada. O último jato deste modelo prefixo PR-AZA saiu da malha aérea da companhia brasileira em outubro de 2022.

A Azul tem em sua frota os jatos da Embaer-195 que transportam até 118 passageiros. Em dezembro deste ano, a Azul recebeu 6 jatos Embraer-195-E2, uma versão mais moderna deste jato, que transporta 136 passageiros. O Embraer-195 possibilita uma economia de até 25% de emissões de CO2.  

A cada jato novo recebido pela Azul são gerados cerca de 500 empregos diretos e indiretos, conforme essa coluna mostrou na terça-feira (24/12).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!