Com o dólar em alta, não é tarefa fácil encontrar passagens aéreas promocionais. O custo das companhias é atrelado à moeda norte-americana. Quase 40% das despesas de uma aeronave são referentes ao querosene de aviação, combustível que tem seu preço cotado de acordo com o dólar. Neste post vamos mostrar que mesmo diante deste cenário é possível economizar na compra dos bilhetes éreos.
Confira as 10 dicas
1- A primeira dica é sobre o planejamento da viagem. Depois de escolher o destino, procure saber quais companhias aéreas oferecem voos para o local selecionado. Por exemplo, Buenos Aires é uma das capitais da América do Sul com muitas opções de voos. Quanto maior for a oferta, mais chance terá de garantir uma boa economia. Feito isso, compre as passagens aéreas pelo menos 60 dias antes da data do embarque.
E qual melhor momento para comprar as passagens aéreas?
2- As promoções geralmente são lançadas nos finais de semana pelas empresas aéreas. E toda vez que uma empresa reduz os preços para um determinado destino, uma concorrente também lança uma promoção.
3- E no momento da compra das passagens não deixe de verificar se o voo é direto e quais são as regras do bilhete que pretende comprar. Algumas companhias estrangeiras vendem passagens mais em conta, mas o tempo da viagem chega a ser o dobro de duração por ser um voo de conexão. Verifique o custo de remarcação de seu bilhete. Essa informação aparece na hora da compra, uma espécie de contrato de viagem. Quanto menor for o valor pago, mais caro será a multa e a diferença para remarcar a sua viagem.
4- As companhias aéreas de baixo custo (low cost) têm uma oferta maior de passagens promocionais. Isso acontece pelo fato de o custo operacional destas empresas ser menor. Os aviões oferecem menos conforto. Por exemplo, o Airbus A320 da LATAM que realiza voos de São Paulo para Santiago tem 174 assentos. A aeronave da low cost JetSmart transporta 179 pessoas no mesmo modelo de avião.
Quais dias da semana os preços das passagens são menores?
5- Escolha datas menos concorridas para viajar. Os preços das passagens são mais em conta às terças, quartas, quintas e sábados. Nestes dias as companhias aéreas vendem passagens mais barato pelo fato de a procura por voos ser menor. Para evitar que seus aviões decolem com poucos clientes, as aéreas reduzem os preços. Mas essa dica vale para compra com pelo menos dois meses de antecedência. Essa regra também vale na hora de reservar o hotel. Na baixa temporada, entre fevereiro e junho, os hotéis lançam promoções para atrair hóspedes.
6- Mas antes de comprar as passagens aéreas procure saber os documentos exigidos pelo país que pretende viajar. Os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo, exigem dos brasileiros passaporte e visto de entrada. Se você comprar as passagens antes de providenciar essa documentação, corre o risco de perder o dinheiro que gastou na compra dos bilhetes aéreos. Outra dica é verificar quais as vacinas exigidas dos brasileiros nas viagens internacionais.
7- Faça a pesquisa das passagens aéreas e das diárias do hotel em sites que mostram preços de várias empresas, entre eles o Google Flight, Expedia e Decolar. Faça a pesquisa e, ao saber qual empresa tem o menor valor na data que pretende viajar, entre no site da companhia aérea e verifique o valor. Muitas vezes o site da empresa aérea e do hotel onde pretende ficar tem preços mais em conta. Isso acontece pelo fato de essas empresas não cobrarem taxas de serviço ou de emissão.
8- Evite comprar passagens e realizar a reserva do hotel em links enviados por pessoas ou pelas redes sociais desconhecidas. Os “criminosos digitais” criam sites falsos que são usados para aplicar golpes. E uma das formas de enganar as pessoas são passagens e diárias por preços superbaixos. A pessoa que cai neste golpe digita os dados do cartão de crédito ou faz pix e não recebe o localizador, os bilhetes ou o voucher do hotel.
Milhas e pontos do cartão de crédito
9- Outra dica é aproveitar as promoções de milhas lançadas pelas companhias aéreas e empresas de programa de fidelidade. Os pontos acumulados no seu cartão de crédito ou com suas viagens podem garantir as passagens aéreas de ida e volta ou a reserva do hotel. Mas atenção! Esses pontos perdem a validade. E quando isso acontece é como se estivesse jogando dinheiro fora. Cada milha ou ponto gerado pelo usado do cartão de crédito vale em média 1 dólar.
10- E por último, procure saber se algum familiar ou amigo tem muitas milhas ou pontos. O titular deste benefício pode fazer a emissão das passagens aéreas ou realizar a reserva do hotel com essas milhas ou pontos para outra pessoa. A dica é negociar um pagamento para quem fez a emissão para você. Muitas vezes o titular deste benefício está precisando de dinheiro e não tem planos de viajar.